Contusões também atrapalharam Ronaldo no Corinthians, que se despede do futebol

Briga com o peso – Quando chegou ao Corinthians, Ronaldo Nazário carregava uma grande dúvida no seu íntimo: poderia realmente jogar com regularidade? Após pouco mais de dois anos, ele se despede do futebol nesta segunda-feira (14), tendo participado de 45% dos jogos da equipe ao longo de sua marcante passagem pelo Parque São Jorge, explica o repórter Dassler Marques, do “Terra Esportes”.

Incontáveis lesões musculares, uma grave fratura na mão e dificuldade em administrar o próprio peso ajudam a explicar porque Ronaldo, no fim das contas, ficou mais ausente do que em campo. Ao todo, ele realmente não jogou por contusão em 60 partidas, e acabou poupado em 18 ocasiões.

Nos últimos tempos, as dificuldades físicas de Ronaldo só aumentavam. Na reta final do Campeonato Brasileiro, ele deixou a equipe na mão, contra o Vitória, em jogo vital para as pretensões de título. Os problemas reapareceram na pré-temporada, em Itu: em uma semana, o atacante só treinou 20 minutos com bola.

Mesmo assim, Ronaldo foi colocado em campo contra a Portuguesa, primeiro compromisso da temporada. Irreconhecível, jogou mal, o que se repetiria contra o Noroeste e também nos confrontos fatídicos com o Tolima, pela Copa Libertadores da América. Em menos de um mês, ele também sentiu lesão no músculo adutor da coxa, e já teve sua primeira lesão. Foi quando realmente decidiu pela aposentadoria.