Jogo rasteiro no PMDB, que troca indicação para a Comissão de Educação e surpreende senador

Roberto Requião – O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) foi o último a saber que não seria indicado pela liderança do partido para a presidência da Comissão de Educação e Cultura do Senado Federal. “Foi uma surpresa pra mim”, admitiu. Ferraço foi trocado pelo senador Roberto Requião, do Paraná, para acomodar facções peemedebistas.

O nome do senador capixaba estava anunciado desde a semana passada, mas na reunião das lideranças partidárias na tarde desta quarta-feira (16) houve a inversão de nomes por ordem do líder da bancada peemedebista, Renan Calheiros (AL). Uma hora após a decisão, Ferraço continuava surpreso e ainda tinha dúvidas sobre a notícia. Nem mesmo sabia que deverá concorrer à presidência da Comissão Especial de Mudanças Climáticas a reboque de um acordo entre os partidos.

No acerto interno do PMDB também foi possível acomodar o ex-governador do Amazonas, Eduardo Braga. Eleito senador em outubro passado, Braga é um marinheiro de primeira viagem no Senado, mas é uma liderança consolidada no seu estado e estrela em ascensão no mundo político. Eduardo Braga deverá presidir a Comissão de Ciência e Tecnologia. O PMDB também presidirá a poderosa Comissão Mista de Orçamento, com o senador Vital do Rego (PB).

Pelo consenso da proporcionalidade também foi beneficiado o senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL). Como desejava desde o início, estará à frente da Comissão de Relações Exteriores. A vaga foi aberta porque o PSDB conseguiu a indicação para a presidência da Comissão de Infraestrutura.

As comissões e os indicados

Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) – presidente Delcídio Amaral (PT-MS); vice-presidente Lobão Filho (PMDB-MA)

Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) – Fernando Collor (PTB-AL); vice, Cristovam Buarque (PDT-DF)

Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) – Rodrigo Rollemberg (PSB-DF); vice-presidência com o Democratas

Comissão de Assuntos Sociais (CAS) – presidência com o Democratas; vice, Casildo Maldaner (PMDB-SC)

Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) – presidência e vice-presidência com o PT

Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) – Acir Gurgacz (PDT – RO); Waldemir Moka (PMDB-MS)

Comissão de Educação (CE) – PMDB fica com a presidência com Roberto Requião; a vice-presidência fica com o PSDB

Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) – presidência com o PSDB; vice com Blairo Maggi (PR-MT)

Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informação (CCT) – presidência com Eduardo Braga (PMDB-AM); vice com Gim Argello (PTB-DF)

Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) – Benedito de Lira (PP-AL) será o presidente; vice, Eduardo Amorim (PSC-CE)

Comissão Especial de Mudanças Climáticas – presidência com Ricardo Ferraço (PMDB-ES)

Comissão Mista de Orçamento – presidência com Vital do Rego (PMDB-PB)

Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania – presidência, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) e vice, senador José Pimentel (PT-CE)