Dilma garante a governadores que Nordeste não sofrerá com cortes no orçamento da União

Agradar parceiros – A presidente Dilma Rousseff (PT) garantiu há pouco que o Nordeste não deve perder recursos com o anunciado corte do governo federal. Na primeira reunião com governadores após sua posse, Dilma garantiu dinheiro para o projeto da rodovia Transnordestina, universalização da água e até para os quatro estádios que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014. “Conto com os senhores no programa da erradicação da pobreza”.

O discurso, que aconteceu há instantes na cidade de Barra dos Coqueiros, em Sergipe, no XII Fórum dos Governadores do Nordeste, responde a uma das principais preocupações dos gestores da região. O próprio governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), afirmou que a principal pauta do encontro seria o corte de R$ 50 bilhões anunciado pela União.

“Quando se fala em cortes, todo mundo acha ruim. Mas a gente sabe que são necessários. Não dá para ser demagogo nessa hora, tem que ser solidários. Nessa hora se afirma quem é companheiro mesmo e quem tem espírito público. A gente sabe que não dá para brincar com o valor do equilíbrio fiscal”, explicou.

Eduardo Campos disputa com os governadores do PT, como o de Sergipe, Marcelo Déda, a primazia de controlar órgãos públicos como a Codevasf. Dilma Roussef afirmou na sua explanação que o Ministério da Integração Nacional está sendo reorganizado. Será criada uma Secretaria Nacional de Irrigação, que na prática esvazia os órgãos auxiliares que cuidam da distribuição da área no Nordeste.

O governador do Estado do Ceará, Cid Gomes (PSB), aproveitou a ocasião para opinar sobre a aprovação da Emenda 29, que versará sobre a implementação de um novo valor a ser investido no setor da Saúde, nacionalmente. Além disso, ressaltou a importância da união entre os Estados para a realização de obras de compensação dos déficits causados pela transposição do Rio São Francisco.

Cid Gomes aproveitou ainda para adiantar as temáticas que pretende abordar na ocasião. São elas: Transportes rodoviário, ferroviário, fluvial; Energia, pela ótica das linhas de transmissão; Gás e Água. Segundo o governador do Ceará, estas são as principais questões estruturais que, quando solucionadas, deverão atrair mais investimentos para o Nordeste, e, por conseqüência, diminuir as desigualdades com relação ao restante do País. (Foto: Roberto Stuckert Filho – Presidência da República)