Deputada de Pernambuco continua no páreo para substituir Orlando Silva, no Esporte

Crise na Esplanada – A direção nacional do PCdoB, à frente seu presidente, Renato Rabelo, já admite sacar seu filiado Orlando Silva Júnior do Ministério do Esporte. Com isso estaria aberto o caminho para outra filiada, a deputada federal Luciana Santos (PE), que só não ficou como ministra, como era desejo da própria Dilma Rousseff, por causa da intransigência do partido, que bateu o pé pela nomeação de Orlando.

Com isso ficou a presidente Dilma furiosa, e maior sua ojeriza pelo ministro. Luciana chegou a viajar a chamado de Dilma para assumir o ministério, mas foi travada pela intransigência do seu partido.

A presidente estava na fase de montagem da equipe, catando a dedo mulheres capazes de compor seu ministério, e tinha Luciana em boa conta no aspecto político e profissional. Só que a solução que o PCdoB admite, não é mais exeqüível: Luciana iria para o Ministério do Esporte, mas não restaria nenhum lugar para abrigar Orlando Silva.

Outro cargo ligado ao setor, o da Autoridade Pública Olímpica, já é do ex-ministro Henrique Meirelles (PMDB), uma escolha pessoal de Dilma. Luciana poderá ser ministra, sim, mas também por vontade de Dilma, sem contrapartida ao partido por ter perdido o lugar hoje de Meirelles. As informações são do jornalista Magno Martins.