Filmagens de batalha de “Os Senhores da Guerra” no pampa gaúcho

(*) Carlo Iberê, do CineLux

A grande expectativa aqui no Rio Grande do Sul é o início das filmagens das cenas de batalhas, previstas para abril, de “Os Senhores da Guerra”, baseado no romance histórico do caçapavano José Antônio Severo, protagonizado por Júlio Rafael Bozano, descendente da tradicional família de mesmo sobrenome.

O idealista e voluntarioso Júlio foi um jovem prefeito de Santa Maria, aos 26 anos de idade, cargo que ocupou por pouco tempo e de onde saiu para pelear na revolução de 1923-24 e defender as cores chimangas de Borges de Medeiros.

O filme, dirigido por Tabajara Ruas, contará essa luta de Júlio, de um lado, contra o seu irmão Carlos, que defendia os maragatos ligados ao Partido Libertador, levantados contra os governos do Estado e do Brasil.

As batalhas serão rodadas em Santa Maria e região. Os produtores inclusive estão procurando voluntários para figuração, cerca de 400. Pedem que os inscritos tenham um pingo e alguma familiaridade com ele, de forma a evitar que as cenas registrem um número de mortos muito maior do que na verdade ocorreu.