Deputado tucano aguarda defesa da deputada Jaqueline Roriz para concluir relatório em trinta dias

Corregedoria – O deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP) espera a entrega entre hoje e quinta-feira (7) da segunda parte da defesa da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara. A partir daí o relator do caso deverá elaborar uma lista de pessoas a serem ouvidas e determinar um prazo de 30 dias para conclusão do relatório, que apura a quebra de decoro parlamentar.

A defesa está dentro do prazo regimental para apresentar a contestação que tem como objetivo evitar que Jaqueline Roriz seja alvo de um processo de perda de mandato. Ela é acusada de usar recursos do gabinete para pagar o aluguel de um escritório pertencente ao seu marido, o empresário Manoel Neto. A parlamentar também foi filmada recebendo maços de dinheiro no período da campanha eleitoral de 2006, quando foi eleita deputada distrital de Brasília. Até hoje o Conselho de Ética realizou duas sessões e na quinta sessão termina o prazo da defesa.

Na Corregedoria da Câmara informou-se que Jaqueline Roriz tem cinco dias úteis para apresentar a sua defesa referente à segunda denúncia, formulada pela Central Única dos Trabalhadores do Distrito Federal. A notificação foi publicada nesta quarta-feira (6) no Diário Oficial da União. Jaqueline já apresentou defesa quanto à acusação feita pelo PSol, também do DF.

É similar à apresentada pela CUT, que pede a abertura de processo por quebra de decoro. É possível que as duas sejam juntadas à que já tramita no órgão. Por conta da necessidade de abrir um novo prazo de defesa, a entrega do relatório do corregedor, deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), deve atrasar.