Artilheiro – A fase de grupos da Copa Libertadores da América vai chegando ao fim e a tensão aumenta a cada rodada para quem ainda não conseguiu garantir a classificação. Enquanto alguns se adiantaram e pouparam suas torcidas da expectativa pelo capítulo final – caso do Grêmio, que desbancou o último invicto da competição, Junior de Barranquilla, e assegurou sua vaga nas oitavas de final – outros adiaram a decisão para os últimos jogos.
Se o jogo no Chile entre Santos 3 e Colo-Colo 2, havia sido eletrizante, o desta quarta não ficou atrás. Teve de tudo na Vila Belmiro: golaços, cinco expulsões e o nervosismo característico de um clássico da Libertadores. Com a obrigação de vencer, o Santos foi para cima e, em dois minutos, abriu vantagem com Elano e Danilo. No segundo tempo, Neymar foi do céu ao inferno: depois de jogada brilhante no terceiro gol, ele levou o segundo amarelo por exagerar na comemoração.
O Nacional precisou de quatro jogos para desencantar na Libertadores. E é graças a Santiago Garcia que os uruguaios seguem brigando por vaga na próxima fase depois de terem beirado a eliminação. Artilheiro do Campeonato Uruguaio com 21 gols na soma dos dois turnos, ele marcou todos os três do time na Libertadores, dois deles na vitória sobre o Fluminense desta quarta.
Jogos da semana
Terça-feira (5)
Independiente (ARG) 1 x 1 LDU (ECU)
Quarta-feira (6)
Unión Española (CHI) 1 x 2 Caracas (VEN)
Deportivo Táchira (VEN) 0 x 2 Cerro Porteño (PAR)
Nacional (URU) 2 x 0 Fluminense (BRA)
América (MEX) 2 x 1 Argentinos Jrs. (ARG)
Santos (BRA) 3 x 2 Colo-Colo (CHI)
Jaguares (MEX) 1 x 0 Internacional (BRA)
Quinta-feira (7)
Grêmio (BRA) 2 x 0 Junior (COL)
Universidad Católica (CHI) 0 x 0 Vélez Sarsfield (ARG)
Jorge Wilstermann (BOL) 0 x 0 Emelec (ECU)