Dinheiro público – O deputado Romário de Souza Faria (PSB-RJ) não pode reclamar do Parlamento. Desde que chegou à Câmara dos Deputados, em fevereiro passado, o ex-jogador, que nunca gostou de treinar, foi flagrado em pleno expediente batendo uma bolinha. No plenário, fez um discurso de estreia e foi aparteado por vários colegas. Agora, a pedidos, segundo o próprio presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), vai à Barcelona em missão oficial entre os dias 14 e 17.
Na agenda de viagem consta assistir ao clássico espanhol Barcelona e Real Madrid, no próximo dia 16. Tudo pago com o dinheiro público. Marco Maia e Romário serão acompanhados pelo primeiro-secretário da Casa, Eduardo Gomes (PSDB-TO).
A comitiva, que contará com assessores e o filho de Maia, viajará à capital espanhola, Madrid, sob o pretexto de conhecer sistemas de energia eólica e encontrar parlamentares merengues. O prato principal da excursão, no entanto, é mesmo o clássico de futebol.
Segundo reportagem do “Correio Braziliense”, a viagem oficial de marco Maia, Romário, Eduardo Gomes e companhia terá início na próxima quinta-feira (14). A partida será no sábado. Somente no dia de retorno da comitiva, no domingo, os deputados cumprirão a principal agenda do tour, um encontro com o presidente do parlamento espanhol, José Bono Martinez.
A viagem será integralmente custeada pela Câmara — à exceção da passagem e da hospedagem do filho de Maia e, segundo a assessoria do presidente, os ingressos serão pagos pelos parlamentares. Segundo o presidente da Câmara, o fato de a viagem ter sido marcada justamente para a data do jogo entre Barcelona e Real Madrid foi uma coincidência.
A única notícia boa nesta agenda oficial, é que pela primeira vez na história de 180 anos da Câmara dos Deputados, uma mulher ficará na presidência da Casa. A deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), 1ª vice-presidente do Legislativo assumirá o comando da Câmara em função da viagem de Maia à Espanha.