Nove times brigam por cinco vagas nas oitavas de final da Copa Libertadores da América

Cruzeiro classificado – Na antepenúltima semana da fase de grupos da Copa Libertadores da América 2011, o destaque fica por conta dos nove clubes que brigam por cinco vagas nas oitavas de final. Além disso, segue a disputa pelos pontos que podem fazer a diferença na hora de definir os cruzamentos da próxima etapa.

Cruzeiro (13 pontos) e Estudiantes (dez), os dois classificados do Grupo 7, se enfrentam em La Plata em busca de pontos importantes. De olho nos próximos confrontos, a equipe brasileira pretende terminar como a melhor primeira colocada da fase de grupos, enquanto o time argentino quer ser o melhor segundo lugar. Matematicamente, o campeão da Libertadores de 2009 ainda pode ser líder, mas para isso precisa ganhar por nada menos do que oito gols de diferença.

Júnior de Barranquilla (12 pontos) e Grêmio (dez), donos das vagas pelo Grupo 2, têm motivações parecidas. Os colombianos encerram a primeira fase recebendo o León de Huánaco, enquanto o Tricolor gaúcho faz uma visita ao Oriente Petrolero. O retrospecto é favorável a ambos: o Júnior nunca perdeu para um clube peruano e os brasileiros venceram todos os encontros que fizeram contra os bolivianos.

O Peixe tem de ganhar no Paraguai para não precisar fazer contas e, sem Neymar, Elano e Zé Eduardo, expulsos no último jogo, apostará todas as suas fichas no talento de Ganso. O meia de 21 anos está acostumado a levar a equipe nas costas. Resta ver como ele responderá sem os habituais companheiros.

Jogos da 12ª semana

Terça-feira (12)
Colo Colo (CHI) 2 x 1 Deportivo Táchira (VEN)
Peñarol (URU) 0 x 1 Independiente (ARG)
Liga de Quito (ECU) 2 x 0 Godoy Cruz (ARG)

Quarta-feira (13)
Estudiantes de La Plata (ARG) x Cruzeiro (BRA)
Guaraní (PAR) x Deportes Tolima (COL)

Quinta-feira (14)
Oriente Petrolero (BOL) x Grêmio (BRA)
Junior Barranquilla (COL) x León de Huánuco (PER)
Universidad Católica (CHI) x Unión Española (CHI)
Caracas (VEN) x Vélez Sarsfield (ARG)
Cerro Porteño (PAR) x Santos (BRA)