Cruzeiro goleia Estudiantes em jogo que leva time mineiro a 16 pontos na Copa Libertadores

Primeira colocação – Imbatível na Copa Libertadores 2011, o Cruzeiro não tomou conhecimento do argentino Estudiantes em pleno Estádio Ciudad de La Plata, na Argentina, e venceu mais uma na competição, desta vez por 3 a 0, com gols de Thiago Ribeiro, Wallyson e Gilberto.

A vitória leva o Cruzeiro a 16 pontos, dos 18 possíveis até o momento, e confirma a primeira colocação do Grupo 7, consolidando a melhor campanha entre as 32 equipes da competição. O clube mineiro garante assim a vantagem de decidir sempre em casa as disputas de mata-mata. O Estudiantes, que já estava classificado, fica com 10 pontos e será um dos melhores segundos colocados.

Mesmo sem Montillo, o Cruzeiro mostrou um futebol consistente sob o comando de sua eficiente dupla de ataque: Wallyson e Thiago Ribeiro, fizeram a diferença e se credenciaram de vez à briga pela artilharia da competição, com seis e quatro gols, respectivamente.

O Estudiantes bem que tentou ignorar seus cinco desfalques – os titulares foram poupados de olho na disputa do Campeonato Argentino – e partir para cima da Raposa. Os donos da casa até chegaram a assustar em dois lances logo no início da partida, mas a resposta celeste veio em grande estilo: aos 10 minutos, Henrique arrancou pelo meio e lançou Wallyson, que, na área, bateu cruzado e encontrou Thiago Ribeiro na segunda trave, livre para fazer 1 a 0.

Em vantagem, o Cruzeiro adotou uma postura mais cautelosa e diminuiu o ritmo da partida. Mas ainda assim conseguiu ampliar aproveitando uma falha da defesa argentina, já nos acréscimos do primeiro tempo. Roncaglia se enrolou com a bola no campo defensivo e foi desarmado por Wallyson, que arrancou em direção à área, deixou Ré pelo caminho e driblou o goleiro Orión para tocar para o fundo da rede.

Cuca lançou Everton no lugar de Thiago Ribeiro e foi dos pés do substituto que saiu o lançamento perfeito para um golaço de Gilberto. O lateral meia em velocidade, totalmente livre, e na entrada da área cortou um marcador, driblou Orión e mandou para o gol, fechando o marcador.

Pelo mesmo Grupo 7, o Guaraní, do Paraguai, encerrou sua participação na Libertadores sem marcar um ponto sequer: a equipe foi derrotada pelo Deportes Tolima, da Colômbia, também eliminado, por 2 a 0 no estádio Defensores del Chaco.