Classificado, Grêmio decepciona ao levar uma goleada 3 a 0 do lanterna da Libertadores

Vagas confirmadas – O Grêmio se despediu da fase de grupos com uma atuação decepcionante diante do lanterna Oriente Petrolero, em Santa Cruz de la Sierra, e sofreu uma inesperada goleada por 3 a 0, mantendo-se em segundo lugar no Grupo 2, com dez pontos. Além do mau resultado, a equipe gaúcha amarga a frustração de não ter se beneficiado do empate em 1 a 1 entre o líder Junior de Barranquilla e o León de Huánaco, também nesta quinta, para avançar como primeiro da chave.

O Grêmio não se furtou a atacar o Oriente Petrolero na casa do adversário, mas pecou pela falta de objetividade e pouco assustou durante o primeiro tempo. Com a mesma postura na volta do intervalo, o time gaúcho viu os bolivianos abrirem o placar logo aos cinco minutos, com Fernández, de cabeça. O gol pareceu despertar os comandados de Renato Gaúcho e o Grêmio chegou a ter uma boa chance de empatar quando Borges carimbou a trave direita de Etulain, já abatido na jogada.

A equipe gaúcha jogava melhor e buscava o empate quando sofreu o segundo gol. Aos 30 minutos, em um bom contra-ataque, Arce lançou Saucedo, que chutou sem chances para Victor. Sob gritos de “Olé”, apenas quatro minutos depois Arce soltou uma bomba e deixou o seu, fechando a goleada. Para completar a noite gremista, Rodolfo perdeu a cabeça e foi expulso após uma entrada dura aos 40 minutos.

Pelo Grupo 4, a Universidad Católica e o argentino Vélez Sarsfield confirmaram suas vagas nas oitavas de final. A equipe chilena avançou como primeira da chave ao bater a Unión Española, também do Chile, por 2 a 1, de virada. Já os argentinos venceram o Caracas FC por 3 a 0 na capital venezuelana, ficando em segundo lugar no grupo com 10 pontos.