Williams já prepara motor para 2013 com novas tecnologias e “belo som”

Oposição – O novo motor da Fórmula 1 que está sendo desenvolvido para 2013 terá um belo som e será bom para o esporte, por mais que Bernie Ecclestone seja contra, disse o chefe da equipe Williams, Adam Parr. Falando à agência “Reuters” durante o Grande Prêmio da China do último final de semana, Parr deixou claro que é um grande defensor da tecnologia a despeito da crescente oposição de certos setores.

Ecclestone, chefe comercial da Fórmula 1, aproveitou entrevistas recentes para criticar o motor híbrido menor e “mais ecológico” de 1,6 litro e quatro cilindros, expressando preocupações de que terá um som “terrível” e irá afastar os fãs.

Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari, cujos modelos esportivos de luxo usam motores V8 ou V12, também pediu que se reconsidere a aposentadoria dos V8 atuais na F1.

Parr disse que o novo motor terá tecnologia turbo. O Kers (sistema de recuperação de energia cinética) ficará quatro vezes mais potente. “Ele terá um ventilador gerando eletricidade para dar carga extra ao motor e outro ventilador para recuperar energia dos escapamentos que irá recarregar uma bateria e ser utilizável”, disse ele.