Equipes do Santos FC, Grêmio e Cruzeiro em semana decisiva pela Copa Libertadores da América

Confira a rodada – Com apenas dois dos jogos de ida decididos com vitória por dois ou mais gols de diferença, o equilíbrio predomina os confrontos decisivos desta semana pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América. Vélez Sarsfield e Fluminense foram os times que conseguiram essa relativa folga, mas sabem que ainda têm noventa minutos pela frente.

A semana começa com o duelo entre o América e o Santos, nesta terça-feira (3), no estádio Corregidora, de Querétaro. A equipe mexicana, animada por ter assegurado sua vaga na Liguilla, busca a virada depois do 1 a 0 adverso no Brasil. O time de Muricy Ramalho não conta com o experiente meia Elano, contundido.

Um visitante muito perigoso, a Universidad Católica agora tem a tarefa de defender seu mando de campo após a vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio, em Porto Alegre, com um desempenho dominante. Podendo perder por até 1 a 0, tem uma grande chance de dar continuidade a sua trajetória nos mata-matas, em um jogo que vale muito para ambos os times.

Vice-campeã em 1993, a Católica, atual líder do Campeonato Chileno, faz sua melhor campanha no torneio depois de muito tempo – sua última participação na fase de confrontos de eliminação havia ocorrido em 2002, quando caiu nas oitavas contra o São Caetano. Já o Grêmio passa por um momento complicado, que só piorou ao perder o segundo turno do Campeonato Gaúcho para seu arquirrival Internacional nos pênaltis. Uma classificação no Chile valeria para recuperar a confiança e poderia abrir caminho para uma série de quatro Gre-Nais em um curto espaço de tempo – na decisão do Estadual e pelas quartas da Libertadores, isso caso o Inter também avance.

Um pouco mais ao Norte, em Belo Horizonte, o Cruzeiro recebe também na quarta a LDU em posição um pouco mais confortável graças à vitória por 2 a 1 obtida em solo colombiano. A Raposa vive uma grande fase, com a melhor campanha do torneio, e não parece disposta a arrefecer, tendo como prova o placar agregado de 13 a 2 contra o América de Teófilo Otoni pelas semifinais do Campeonato Mineiro. Já o aguerrido Fluminense enfrenta o Libertad, fora, com a vantagem de um placar de 3 a 1 construído a seu favor no Rio.

Jogos desta semana

Terça-feira (3)
América (MEX) x Santos (BRA)

Quarta-feira (4)
Internacional (BRA) x Peñarol (URU)
Cruzeiro (BRA) x Once Caldas (COL)
Libertad (PAR) x Fluminense (BRA)
Universidad Católica (CHI) x Grêmio (BRA)

Quinta-feira (5)
Cerro Porteño (PAR) x Estudiantes (ARG)
Junior de Barranquilla (COL) x Jaguares (MEX)
LDU (ECU) x Vélez Sarsfield (ARG)