Caminhada da discórdia provoca guerra entre grupos de comunicação e divide a OAB do Pará

Ataques pessoais – Dois veículos de comunicação do Pará estão em pé de guerra por conta de desavenças entre seus principais acionistas. De um lado está o ex-deputado Jader Barbalho, com o “Diário do Pará” e a “TV RBA”, que retransmite o sinal da Rede Bandeirante. De outro, Rômulo Maiorana Júnior, do jornal “O Liberal” e da “TV Liberal”, afiliada à Rede Globo. No meio do fogo cruzado estão os conselheiros da representação local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O conflito teria sido gerado pela “Caminhada contra a corrupção, pela vida, pela paz”, patrocinada pelas Organizações Rômulo Maiorana. O evento que será realizado no próximo sábado (28) tem o apoio explícito da OAB, que está transformando o ato numa questão de honra. No último domingo, o “O Liberal” publicou um caderno de 12 páginas em que traça toda a conturbada vida pública do ex-parlamentar.

Chamado de “Dossiê Jader”, o jornal na principal manchete do suplemente estampa “As bodas da impunidade”. Um texto de apoio informa que “faz 25 anos que Jader Barbalho,então governador do Pará, tirou o equivalente a R$ 10 milhões, em valores atuais, do dinheiro do Estado e depositou na sua conta e de seus familiares no Banco Itaú. Começava aí um rosário de falcatruas, até hoje impunes”.

O material foi o rastilho de pólvora que deixou os conselheiros da OAB arrepiados. Na noite da quarta-feira (25) eles se reuniram às portas fechadas para lavar a roupa suja. É que o envolvimento direto da entidade na manifestação, com claro endereço para Barbalho, não interessa a muitos advogados. Nesta quinta-feira, entretanto, o sítio eletrônico da instituição não traz nenhuma linha sobre o debate interno. Mantém, no entanto, o banner de convocação da caminhada.

Na alça de mira está o presidente da OAB, Jarbas Vasconcelos, reconduzido ao cargo. Na época do governo de Ana Júlia Carepa (PT,) manteve-se distante das denúncias de falcatruas da administração estadual. Jader, homem forte do PMDB local, foi aliado do PT até os últimos meses do governo, quando decidiu apoiar a campanha do atual governador Simão Jatene (PSDB). Não custa lembrar que o presidente do Conselho Nacional da OAB, Ophir Cavalcante, é do Pará.

Na briga entre os donos dos principais veículos de comunicação não são economizadas palavras de baixo calão. Num editorial publicado na semana passada, o próprio Rômulo Maiorana Júnior chama Jader de ladrão e bandido. Em resposta, o editorial do “Diário do Pará” sugere no sábado (21) que Maiorana é homossexual e que sua ira estaria sendo gerado por uma TPM. E sugere “uma boa dose de reposição hormonal”.