Planalto faz reunião esvaziada com governadores e prefeitos para discutir a Copa do Mundo

Perseguição – A presidente Dilma Rousseff pretende reunir hoje (31), em Brasília, os governadores de nove estados onde serão realizados jogos da Copa do Mundo de 2014, além de onze prefeitos das cidades que receberão as partidas. A única ausência entre os líderes municipais deverá será a de Gilberto Kassab (PSD), que comanda a maior cidade do país, São Paulo, mas não participará do encontro, informa o jornal “O Estado de S. Paulo”.

Os governadores do Ceará, Cid Gomes (PSB); do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho (PMDB); e do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), também estarão ausentes, pois estão viajando para Estados Unidos, Paris e Coreia do Sul.

O prefeito paulistano passou a ser considerado “persona non grata” no Palácio do Planalto por causa do vazamento das informações sobre o faturamento da empresa do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci Filho, que aumentou seu patrimônio em vinte vezes nos últimos quatro anos atuando na área de consultoria empresarial.

Oficialmente, o Planalto justifica a ausência de Kassab alegando que o mandatário tem outro compromisso. Ele será o anfitrião de uma conferência do meio ambiente, a C-40, e não poderia estar presente à reunião.

A ausência de Kassab é mais um indício de que a situação da capital paulista com relação aos preparativos do Mundial não está no mesmo compasso que espera o governo federal. A cidade já perdeu a Copa das Confederações e o Centro de Imprensa, e corre o risco de ter um “papel menor” no Mundial, deixando de realizar a cerimônia de abertura (agora cobiçada por Brasília) e até mesmo organizar confrontos menores do torneio.