Entidades e empresas lançam campanha contra o HIV será lançada no mês dos namorados

Preservativos – O Conselho Empresarial Nacional com o apoio do Ministério da Saúde e da UNAIDS (United Nations Programme on HIV/AIDS), lança campanha para prevenção do vírus HIV no mês dos namorados. Adotaram como mascote a figura de um grilo e o Slogan “Pratique o amor. Se tiver sexo que seja seguro!”.

O objetivo da campanha é atingir casais e principalmente o publico jovem, com distribuição de preservativos, já que é o mês dos namorados é muito atrativo para práticas sexuais.

Segundo estatística do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), AIDS e Hepatite Virais, a prevalência do HIV entre jovens de 17 e 20 anos, passou de 0,09% para 0,12%. De acordo com dados atualizados de 1980 até junho de 2010, o Brasil soma 590 mil casos registrados.

A distribuição de preservativos entre 2005 e 2009 aumentou de 202 milhões para 467 milhões em unidades – os jovens são os mais retiram preservativos em Sistema Único de Saúde (37%).

Serão distribuídos preservativos e informativos de prevenção no Parque Ibirapuera Parque Villa Lobos (Rua Pedroso de Moraes), Parque do Povo e no Parque Trianon (Al. Santos). Além dos preservativos a campanha terá cartazes e anúncios com apoio de empresas e instituições.

Neuza Burbarelli, presidente da CEN diz que escolheu o dia dos namorados como a terceira data para o trabalho de conscientização e educação da população como forma de evitar o HIV.”Somos atentos a essa realidade.”