Em jogo emocionante, Vasco da Gama conquista o título da Copa do Brasil mesmo com derrota

Duelo dramático – A longa espera de oito anos culminou com 90 minutos de pura emoção no Estádio Couto Pereira e, embora não tenha saído de campo com a vitória, o Clube de Regatas Vasco da Gama conquistou pela primeira vez a Copa do Brasil na quarta-feira (8) e pôs fim a um incômodo jejum de títulos. A equipe carioca ergueu o troféu mesmo derrotada por 3 a 2 na partida de volta da decisão – depois da vitória por 1 a 0 no duelo do Rio de Janeiro – e de quebra garantiu a primeira vaga na próxima edição da Copa Libertadores da América.

Assim como aconteceu ao longo de toda a competição, o desempenho fora de casa fez a diferença para a equipe de São Januário. Os gols marcados por Alecssandro e Eder Luis em Curitiba fizeram a diferença, garantindo ao time de Ricardo Gomes o primeiro título desde a conquista do Campeonato Carioca em 2003.

“Quando cheguei ao Vasco disse que tinha vindo para buscar títulos e as pessoas me olharam torto. Está aí a resposta, atingi meu objetivo”, disse Alecsandro, autor do único gol da partida de ida do confronto.

A vantagem vascaína poderia parecer pequena antes da partida, mas o animador retrospecto da equipe carioca fora de casa inspirava confiança. A expectativa parecia se confirmar logo aos 11 minutos, quando o mesmo Alecsandro que havia marcado o gol da vitória no Rio apenas empurrou a bola para o fundo da rede após bela jogada de Diego Souza e Eder Luis. Mas a emoção estava apenas começando: aos 29, o artilheiro Bill deixou tudo igual no Estádio Couto Pereira.

Os donos da casa ganharam novo fôlego e deixaram para trás o baque sofrido no início da partida. A virada veio aos 44 com Davi e deixou o Coritiba a um gol do título, mas não tirou a cabeça dos vascaínos do lugar – embora tenha colocado ainda mais fogo no duelo. A equipe de Ricardo Gomes voltou com tudo do vestiário e respirou aliviada aos 12 minutos, quando Eder Luis dominou a bola na intermediária e chutou forte para gol. Edson Bastos falhou e o jogo ganhou ainda mais emoção com o novo empate.

A decisão ganhou contornos dramáticos aos 20 minutos, com mais um gol do Coxa. Aos 20, Willian recebeu a bola e soltou um belo chute no ângulo de Fernando Prass, colocando seu time novamente a um gol do título. A partir daí, o Coritiba não deixou de pressionar e ameaçou os cariocas em diversas oportunidades, mas não conseguiu balançar a rede novamente. O belo desempenho do Coxa no início da temporada, com a incrível sequência de 24 vitórias e o título estadual invicto, ficou para trás graças à determinação cruzmaltina.

O Vasco controlou os nervos e se segurou até o fim da partida na base da raça, garantindo o título inédito da Copa do Brasil. Felipe, um dos jogadores mais experientes do elenco vascaíno, comemorou mais uma conquista pelo time de São Januário depois de oito anos.

“Fico muito feliz por poder comemorar mais um título pelo Vasco depois de tanto tempo. Mas essa vitória é desses garotos, dessa nova geração”, disse o camisa 6 cruzmaltino. “Conquistar um título já nessa fase final da carreira, mais experiente, é muito bacana. Colocar novamente meu nome na história do clube é maravilhoso”.