Cariocas, mineiros e gaúchos tropeçam no Brasileiro, enquanto paulistas lideram campeonato

Veja os resultados – Os times de São Paulo parecem determinados a tomar para si o topo da tabela do Campeonato Brasileiro. Em mais uma jornada perfeita, São Paulo e Palmeiras conquistaram vitórias expressivas e permaneceram nas duas primeiras posições após a 5ª rodada da competição, enquanto cariocas, mineiros e gaúchos não tiveram motivos para comemorar.

O São Paulo entrou em campo contra o Ceará em Fortaleza com oito jogadores formados na sua base e foi justamente o mais experiente deles que liderou a equipe para a quinta vitória consecutiva. Com direito a defesa de pênalti, Rogério Ceni fechou o gol e deixou os jogadores de linha tranquilos para assegurar o triunfo tricolor por 2 a 0 – coube a Marlos e Lucas, este com um golaço, balançar a rede. Com o resultado, o Tricolor concretiza o melhor início de um clube na história do torneio, com cinco vitórias em cinco jogos. O time ainda abriu quatro pontos para o vice-líder Palmeiras.

Resta saber se com a ida de jogadores importantes como Lucas e Casemiro para a Seleção principal e sub-20, o Tricolor manterá o padrão nas próximas sete rodadas, informa o “Fifa.com”.

“Conseguimos um ótimo resultado, mas infelizmente vamos perder alguns jogadores para a seleção sub-20. Além disso temos o Lucas saindo agora para a Copa América, então, se a gente pudesse trazer alguém para nos ajudar nessa sequência, seria muito importante”, alertou o goleiro.

Se ao Palmeiras faltavam de gols na temporada, a recompensa veio neste domingo. Diante do lanterna Avaí, a equipe do técnico Luiz Felipe Scolari foi envolvente e construiu com naturalidade, sob o comando de Luan, o placar de 5 a 0 no Canindé. Frequentemente criticado pela torcida, o atacante brilhou ao marcar duas vezes e teve seu nome cantado em coro no estádio. Kleber, que também deixou sua marca duas vezes, e George Lucas (contra) completaram a goleada.

Para a torcida, a festa seria ainda mais gostosa caso o goleiro Marcos aceitasse o pedido vindo das arquibancadas para cobrar o pênalti que gerou o quinto gol, no segundo tempo. Contudo, o arqueiro sinalizou que continuaria em sua área por respeito ao adversário.

“Não é porque estávamos vencendo por 4 a 0 que eu ia cobrar pênalti. As pessoas esperam isso de mim porque o Rogério Ceni faz gol, outros goleiros fazem isso, mas eu não faço gol. O Rogério cobra pênalti com o placar em 0 a 0, eu não cobro e não faria isso só porque estávamos à frente. Seria um desrespeito ao adversário”, disse Marcos.

Se os paulistas seguem voando em céu de brigadeiro, a situação dos clubes do Rio é bem diferente: os quatro cariocas terminaram a rodada sem vitórias. Depois da derrota do Fluminense para o Bahia no sábado, neste domingo os três times que entraram em campo empataram suas partidas. O clássico entre Botafogo e Flamengo ficou no 0 a 0 e o Vasco arrancou um 1 a 1 do Grêmio no Olímpico. Mesmo atuando com um a mais desde metade do primeiro tempo, depois da expulsão de Botinelli, o Alvinegro não soube aproveitar a vantagem no Engenhão.

Em casa, o Figueirense fez mais uma vítima, desta vez o Atlético-PR, e assegurou seu lugar no G4 do Brasileirão 2011. A vitória por 2 a 0 sobre a equipe de Adilson Batista levou o time de Santa Catarina a 10 pontos, com três vitórias e um empate até o momento. No Couto Pereira, Coritiba e Internacional ficaram no 1 a 1 e em jogo movimentado na Arena do Jacaré, Atlético-MG e Atlético-GO empataram em 2 a 2.

Resultados da 5ª rodada

Sábado (18/6)

América-MG 1 x 1 Cruzeiro
Fluminense 0 x 1 Bahia

Domingo (19/6)

Atlético-MG 2 x 2 Atlético-GO
Coritiba 1 x 1 Internacional
Figueirense 2 x 0 Atlético-PR
Grêmio 1 x 1 Vasco
Flamengo 0 x 0 Botafogo
Palmeiras 5 x Avaí
Ceará 0 x 2 São Paulo