Thiago Alcântara, o brasileiro de Júlio Verne, faz sucesso nos gramados da Espanha

Filho de peixe – Ele nasceu em Bari, na Itália, cresceu em Vigo, na Espanha, e hoje faz sucesso no Barcelona. Mas nas suas veias corre sangue brasileiro, de uma mãe jogadora de vôlei e de um pai campeão do mundo com a seleção canarinho. “Na Espanha, me chamam de Willy Fog”, diz Thiago Alcântara, em referência ao personagem de um desenho animado baseado em A Volta ao Mundo em Oitenta Dias, de Julio Verne. “Tenho sorte por ter vivido todas essas experiências, elas nos fazem crescer. O ruim é que você sempre deixa pessoas muito queridas pelo caminho.”

Se, em princípio, o nome do jogador não indica nada, isso se deve ao hábito hispânico de dar preferência ao primeiro sobrenome, que, no Brasil, costuma ser o da mãe.

Mas Thiago Alcântara é também “do Nascimento” por causa do pai, Iomar, mais conhecido como Mazinho. Campeão mundial em 1994 com o selecionado comandado por Carlos Alberto Parreira, o ex-jogador está orgulhoso do caminho traçado pelo filho primogênito e já aceita a ideia de ele vestir uma camisa de outra cor quando defender uma seleção.

“O meu pai é bem brasileiro, mas já se resignou”, conta o jovem Thiago, de 20 anos. “Ele vê que a minha carreira está crescendo aqui e entende que o melhor para mim é continuar jogando pela Espanha. No começo, foi algo natural, porque sempre vivi aqui e fui entrando nas categorias de base do país. Mas, na hora em que surgiu a oportunidade na seleção principal, foi um pouco difícil de tomar a decisão.”

Poderíamos dizer que este é, então, o ano zero de Thiago Alcântara. Ele acaba de se incorporar ao elenco principal do Barcelona e já inaugurou a estante de troféus com um Campeonato Espanhol e uma Liga dos Campeões da Europa. “Foi um ano fantástico”, afirma. “No início, ao ser chamado para o time de cima, você pensa que é para ficar no banco, em um jogo fácil. Mas depois começa a notar que o técnico continua contando com você para as partidas difíceis e isso dá confiança. Quero ter mais oportunidades para poder mostrar o meu futebol e ajudar o grupo. Estou vivendo os melhores momentos da minha vida.”