“Elano é um anjo que caiu do céu”, diz Neymar para o jogador que virou referência no Santos FC

Longa caminhada – Se em 2003, quando o Santos Futebol Clube viu uma geração de ouro perder o título da Copa Libertadores da América para o Boca Juniors, se alguém dissesse a Elano que oito anos mais tarde ele voltaria a participar de uma decisão da competição, desta vez como grande líder de uma outra safra de ouro, o meia talvez desse boas risadas. O camisa 8 provavelmente desconfiaria em igual medida se ouvisse que, na mesma temporada, seria o artilheiro do Campeonato Paulista. No entanto os dois fatos inimagináveis para o então coadjuvante são prova concreta de uma grande virada na carreira do jogador.

Aos 30 anos, Elano passou de figurante a protagonista em diversos cenários e hoje capitaneia os novos Meninos da Vila na tentativa de reescrever a história diante do Peñarol, no Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, palco da partida que vale o título do mais importante torneio continental.

A caminhada foi longa e teve escalas em lugares que Elano possivelmente também não imaginava conhecer. O meia passou por Shakhtar Donetsk, Manchester City e Galatasaray – sem falar na Seleção Brasileira – antes de voltar à Baixada Santista. Encontrou na Vila Belmiro uma nova leva de talentos à altura do grupo que tinha Diego, Robinho e Renato, entre outros. Com Paulo Henrique Ganso e Neymar no time, entrar novamente no papel de coadjuvante seria um caminho previsível, mas Elano conseguiu o improvável: virou uma grande referência na equipe agora comandada por Muricy Ramalho.

“Minha volta está sendo muito bonita, gostosa. Tudo o que eu programei está acontecendo. Voltei para onde eu queria, onde iniciei minha história e estou podendo dar continuidade a isso, e sempre disputando títulos”, disse o meia depois da conquista do Campeonato Paulista, em que marcou 11 gols, dividindo a artilharia com Liédson, do Corinthians.

“O Elano é um anjo que caiu do céu em minha vida. É como um irmão, aprendo muito com ele. Antes, eu era um fã e agora que conheço como pessoa, de sair junto, de dividir o quarto, o admiro ainda mais”, disse Neymar durante entrevista coletiva às vésperas da decisão. As informações são do “Fifa.com”.