Começa a partir de hoje, pela capital paranaense, o cadastramento das torcidas organizadas

Documentos – O Ministério do Esporte, Orlando Silva Jr., inicia nesta terça-feira (28), em Curitiba, o cadastramento das torcidas organizadas, previsto pelo Estatuto do Torcedor como medida de combate à violência nos estádios brasileiros. O cadastramento é parte do programa “Torcida Legal”, um conjunto de iniciativas para coibir atos de violência no futebol, que tem como parceiro o Ministério Público estadual, entre outras autoridades paranaenses.

O cadastramento será realizado pelo sistema de identificação biométrica, similar ao da Justiça Eleitoral, que utiliza a impressão digital. Em Curitiba, o MP dará início ao cadastramento pelas torcidas ligadas ao Atlético-PR e montará uma central no próprio Estádio Joaquim Américo Guimarães, a Arena da Baixada.

O torcedor deverá levar seus documentos pessoais e terá sua impressão arquivada, para facilitar a identificação, quando necessário. Nas semanas seguintes, serão cadastradas as torcidas do Coritiba e do Paraná Clube. Até julho do ano que vem, o Ministério do Esporte pretende cadastrar os integrantes de 475 torcidas organizadas do País.

O cadastro biométrico complementa o trabalho iniciado em maio, com a assinatura dos Termos de Ajustamento de Conduta pelo Ministério Público do Paraná e os responsáveis pelas torcidas de Atlético, Coritiba e Paraná. A partir dali, os torcedores fizeram um pré-cadastro na página do Ministério do Esporte na internet (www.torcidalegal.gov.br).

Além do cadastramento das torcidas, o estatuto instituiu a obrigatoriedade de monitoramento de imagens nas arenas com capacidade de público superior a 10 mil pessoas e a punição para atos de violência. Criminalizou o cambismo e a manipulação de resultados dos jogos e passou a exigir laudos técnicos de segurança e de higiene nos estádios.