Sérvio Djokovic conquista primeiro lugar do ranking da ATP ao chegar à final de Wimbledon

Melhor da carreira – Novak Djokovic venceu o francês Jo-Wilfried Tsonga na semifinal de Wimbledon, por 3 a 1 com parciais de 7/6, 6/2, 6/7 e 6/3, após duas horas e cinquenta e nove minutos. A vitória, além de colocar o sérvio em sua primeira final de Wimbledon, garantiu a primeira colocação do ranking da ATP.

Como ele foi semifinalista ano passado, a vaga na final lhe renderá 800 pontos. O líder do ranking Rafael Nadal tem apenas 65 pontos de vantagem e pode, no máximo, igualar os 2 mil do título do ano passado. O canhoto chegou à liderança do ranking em 7 de junho de 2010 e na segunda-feira, quando a nova lista for divulgada, terá passado exatas 50 semanas como melhor tenista do mundo.

O sérvio continua na melhor temporada da sua carreira. Chegou à sua oitava final em nove torneios e pode conquistar o oitavo título em 2011. Ele já venceu o ATP 500 de Dubai, o 250 de Belgrado, os Masters 1000 de Indian Wells, Miami, Madrid e Roma e o Aberto da Austrália. Sua única derrota até agora foi na semifinal de Roland Garros, para o suíço Roger Federer.

Na próxima rodada, ele enfrenta o vencedor do duelo entre Rafael Nadal e o britânico Andy Murray. Contra o dono da casa, reeditaria a decisão do Australian Open. Se enfrentar o espanhol, pode apostar no ótimo retrospecto recente: quatro vitórias este ano. As informações são do “Terra Esportes”.