Uruguai, já classificado para a semifinal, enfrenta o Brasil na Copa do Mundo Sub-17 no México

Derrota do Japão – O Uruguai se tornou o primeiro semifinalista da Copa do Mundo Sub-17 da FIFA no domingo (3), vencendo o novato Uzbequistão com certa facilidade e acabando com o conto de fadas que os asiáticos vinham vivendo na competição. Os gols de Santiago Charamoni e de Rodrigo Aguirre garantiram a vitória em Monterrey e abriram caminho para um encontro com um velho rival.

O próximo adversário da Celeste Olímpica será ninguém menos do que o Brasil, que venceu o Japão em Querétaro depois de tomar um susto no fim do jogo. O resultado fechou um dia frustrante para o futebol asiático, que perdeu os seus dois últimos representantes no torneio. Já os brasileiros retornam a Guadalajara, sua cidade favorita no México, para reviver o clássico sul-americano no próximo dia 7 de julho. No último Sul-Americano da categoria, houve empate em 0 a 0 na segunda fase, mas o Brasil acabou conquistando o título mais tarde, segundo informa o “fifa.com”.

O atacante Léo pode não ter marcado o gol mais bonito da rodada, mas ao menos ele começa a encontrar o caminho das redes com mais facilidade. Ainda no início do primeiro tempo, o jogador de linha mais alto em campo inaugurou o placar com uma cabeçada simples e precisa, depois de aparecer no primeiro pau e completar uma cobrança de escanteio de Adryan, para desespero do goleiro Kosuke Nakamura — praticamente um repeteco do gol que ele mesmo havia feito no fim do último jogo do Brasil, contra o Equador. Foi o que abriu caminho para o triunfo dos tricampeões mundiais da categoria, que chegaram à sua sétima semifinal em 13 participações na competição.

Ademílson, Léo e Adryan marcaram na vitória da Seleção, que já alcançou a expressiva marca de 12 gols em cinco jogos. A pontaria mostrada pelos garotos contra os japoneses contrastou por completo com a atuação do selecionado principal do país, que nem mesmo com os badalados Neymar, Alexandre Pato, Fred, Ganso e Robinho conseguiram balançar as redes da Venezuela na estreia pela Copa América, amargando um empate em 0 a 0. Para a torcida, resta esperar que os veteranos aprendam a lição dada pelos seus calouros até o próximo compromisso, no dia 9 contra o Paraguai.