Redes sociais ainda não chamam a atenção dos jovens para os comerciais

Troca de informações – As redes sociais são como rodas de amigos, em que os jovens trocam ideias, experiências e opiniões sobre produtos e outras coisas que queiram comprar. Ao mesmo tempo, o Facebook, Twitter e outras comunidades virtuais não são, ainda, as vitrines ideais para que as marcas exponham seus produtos e serviços visando obter retorno imediato.

Essas são algumas conclusões extraídas de uma recente pesquisa feita pelo “NJovem”, o núcleo jovem da Editora Abril que avalia o uso e o comportamento dos jovens nas redes sociais. Segundo o estudo, 65% dos entrevistados com idade entre 15 e 18 anos e 58% dos jovens entre 19 e 24% declararam que não são impactados e não prestam atenção nas campanhas e ações feitas na internet e nas redes sociais, informa o “Meio e Mensagem”.

Apesar disso, a presença das marcas no ambiente digital não passa totalmente despercebida. Segundo os dados do estudo, a maioria dos adolescentes e jovens adultos declara que as mensagens de amigos e desconhecidos no Twitter, Orkut e Facebook são fundamentais para eles formarem uma opinião negativa ou positiva sobre os seus objetos de desejo de consumo. De acordo com esses jovens, suas decisões de compra são fortemente influenciadas pelas mensagens das redes sociais.

A pesquisa também apontou que o Facebook já se tornou a rede preferida dos jovens adultos (com idade entre 19 e 24 anos). Já entre os mais novos (15 a 18) é o Orkut que ainda lidera a audiência das redes sociais. Os dados completos da pesquisa estão disponíveis no site do “NJovem”.