Estados mais pobres, como Rondônia, Maranhão e Acre, terão internet banda larga com o apoio da Telebrás

Acordo – A Telebrás assinou nesta quarta-feira (13) um acordo com a Eletronorte para acelerar o início da implantação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) nas regiões Norte e Centro-Oeste do País. Com o uso de redes da estatal será possível levar a banda larga a preços populares aos estados do Maranhão, Pará, Amapá, Acre, Rondônia e Mato Grosso.

O presidente da estatal, Caio Bonilha, disse que o acordo de cooperação técnica propiciará a antecipação do atendimento a regiões, uma antiga reivindicação da população. “Também vamos fazer outros acordos com outras empresas para atender mais rapidamente e evitar construir infraestrutura onde já existe”, informou.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo da Silva (PT), disse que a reivindicação da população da região Norte pela banda larga a preços populares é justa. Segundo ele, no Amapá, por exemplo, é cobrado R$ 220 por mês pelo acesso à internet com velocidade de 128 quilobits por segundo (kbps). “Isso é uma coisa proibitiva, além da qualidade ser ineficiente, é inacessível à imensa maioria da população”, disse o ministro.