De olho nas eleições municipais, tucanos trocam de ninho e petistas discutem nomes em Fortaleza

Prefeita manda – Seis tucanos deixam o partido nesta semana no Ceará. Transferem-se para o PSD os deputados estaduais Osmar Baquit, Gony Arruda, Nenen Coelho, Téo Menezes, Rogério Aguiar e Moésio Loiola. Diversos prefeitos, grande parte ligada ao PSDB, já está na lista de filiados ao PSD, segundo garante Almircy Pinto, responsável pela criação do novo partido. A nova legenda está ligada ao governador Cid Gomes (PSB) e ao empresário Chiquinho Feitosa (DEM).

Ainda estudam a possibilidade de sair do PSDB os deputados José Teodoro Soares e Cirilo Pimenta, informou a agência “Política Real”. Com esta debandada, o PSDB ficará com apenas dois deputados estaduais: João Jaime e Fernando Hugo. Para evitar problemas com assinaturas falsificadas ou adulteradas, Almircy Pinto disse haver cuidados para que esse tipo de erro não ocorra. Um dos cuidados tomados é pedir ao cidadão para assinar a lista de idêntica ao do título de eleitor.

No PT, a semana deve se notabilizar com a desistência de dois pré-candidatos à sucessão da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), em 2012. Na última semana, a prefeita mandou um recado aos seus aliados. Disse que conversará com o governador Cid Gomes (PSB), mas não aceitará a “ingerência” dele na escolha do candidato que encabeçará a chapa na disputa de 2012 em Fortaleza.

Joaquim Cartaxo e José Pimentel estão abrindo mão das candidaturas. Cartaxo anuncia apoio a Camilo Santana, enquanto Pimentel a Acrísio Sena. Há dias, o PT lançou treze pré-candidatos. Os que estão mais se movimentando são Acrisio Sena, Camilo Santana, Artur Bruno, Guilherme Sampaio e Luiza Perdigão. Antônio Carlos, Iris Tavares, Valdemir Catanho, Roberto Gomes, Deodato Ramalho e Elmano de Freitas dependem do aval da presidenta do PT, Luizianne Lins.