Procurador deve entrar na segunda com ação civil para paralisar reforma do Maracanã

Marquise da desavença – O procurador Maurício Andreiuolo, do Ministério Público Federal, pedirá à Justiça a paralisação da reforma do Estádio Mário Filho, o Maracanã. Segundo ele, a permissão para a obra, concedida pela Superintendência Regional do Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é ilegal e desrespeita o tombamento do estádio.

Segundo informou hoje o “Terra Esportes”, até segunda-feira (01), Andreiuolo dará entrada em Ação Civil Pública com pedido de liminar contra o Iphan e a Empresa de Obras Públicas (Emop). Afirma que, com a demolição da marquise, o estádio ficará descaracterizado: “haverá, na prática, a construção de um novo estádio”.

Andreiuolo destaca que bens tombados não podem ser destruídos, demolidos ou mutilados. Na ação, afirma que o superintendente regional do Iphan, Carlos Fernando Andrade, “exorbitou de suas funções” e violou “dispositivos legais” ao permitir a demolição da marquise. Ressalta que ele não consultou a área técnica do instituto antes de tomar a decisão.