Conheça as regras para o sorteio preliminar da Copa do Mundo, que será realizado sábado no RJ

Rio de Janeiro – O caminho para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 será determinado no sábado (30), quando acontecerá o Sorteio Preliminar na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. O Show do Sorteio terá início às 15 horas (horário de Brasília). Faltando pouco menos de três anos para o Mundial, todos os apaixonados por futebol do planeta estarão ligados no evento que definirá o destino de 166 seleções rumo ao Brasil 2014.

O procedimento que iniciará os trabalhos na Marina da Glória é rápido mas muito importante. Como sabemos, as zonas da Ásia, América do Sul, Oceania e América do Norte, América Central e Caribe recebem meia vaga, que precisa ser disputada nas repescagens intercontinentais. O primeiro sorteio decidirá justamente quais confederações deverão se enfrentar em busca da classificação.

África

Em seguida, Cafu e Neymar subirão ao palco para auxiliarem no sorteio para as eliminatórias da África. As 24 seleções do continente com o pior posicionamento no Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola disputarão a primeira fase do torneio classificatório. As equipes serão divididas em dois potes, um com as 12 mais bem classificadas e o outro com as 12 de ranking inferior. Essas seleções serão sorteadas para jogarem um mata-mata em duelos de ida e volta contra as do outro pote nos dias 11 e 15 de novembro. Os vencedores desses confrontos avançam para a segunda fase, onde se juntarão aos outros 28 países da região. Então, as 40 seleções serão divididas em dez grupos de quatro equipes, que se enfrentarão no formato todos contra todos em jogos de ida e volta. Os primeiros colocados dos dez grupos passam para a terceira fase.

Ásia
As eliminatórias da zona asiática já se encaminham para a sua terceira fase. Os 15 vencedores da segunda rodada preliminar (Cingapura, China, Síria, Uzbequistão, Indonésia, Catar, Kuwait, Jordânia, Omã, Líbano, Emirados Árabes Unidos, Iraque, Irã, Arábia Saudita e Tailândia) se juntam às cinco seleções que já estavam classificadas automaticamente (Japão, Austrália, Coreia do Sul, Bahrein e Coreia do Norte). Esses 20 países serão distribuídos em quatro potes de cinco equipes cada com base na edição de julho de 2011 do Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola. As cinco melhores seleções serão colocadas no primeiro pote, enquanto as próximas cinco vão para o segundo pote e assim por diante. A essa altura, Zico e Lucas sobem ao palco para sortearem a distribuição das equipes na terceira fase, que consistirá de quatro grupos de cinco seleções. As seleções do quarto pote serão colocadas na quarta posição de cada grupo, as do terceiro pote vão para a terceira posição e assim por diante. Os primeiros e segundos colocados de cada grupo passarão para a quarta fase.

América do Norte, América Central e Caribe
Depois disso, será a vez de Bebeto e Michel Bastos participarem do sorteio da zona da América do Norte, América Central e Caribe. Os cinco vencedores da primeira fase (Belize, República Dominicana, Ilhas Virgens Americanas, Santa Lúcia e Bahamas) juntam-se às próximas 19 seleções mais bem posicionadas da região, que não disputaram a primeira fase. Essas equipes serão sorteadas em seis grupos de quatro equipes, sendo que os seis vencedores dos grupos se classificam para a etapa seguinte. EUA, México e Honduras foram colocados no primeiro pote, enquanto Jamaica, Costa Rica e Cuba estão no segundo pote e os vencedores dos seis grupos foram para o terceiro pote. Então, as seleções serão sorteadas em três grupos para a disputa da terceira fase.

Oceania

Depois disso, o sorteio da zona da Oceania será conduzido pelo jovem astro Lucas Piazon e por Zagallo. As quatro seleções da região mais mal posicionadas no Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola (e com base também em critérios esportivos) disputarão a primeira fase, que será um torneio no formato todos contra todos que acontecerá entre os dias 21 e 26 de novembro. O vencedor do torneio se junta a outras sete seleções para participar da Copa das Nações da OFC 2012, válida como a segunda fase do torneio classificatório da Oceania. O torneio também será disputado em formato todos contra todos, entre os dias 1º e 12 de junho de 2012. As quatro primeiras colocadas da Copa das Nações avançam para a terceira fase. A data, o local e o procedimento do sorteio desta fase serão confirmados ao término da segunda fase pelo Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

América do Sul

Como o Brasil será o país-sede do Mundial e não precisa disputar as eliminatórias, a zona sul-americana conta com nove seleções para 4,5 vagas. Entre os dias 7 de outubro de 2011 e 15 de outubro de 2013, as nove seleções do continente disputarão um torneio no formato todos contra todos em jogos de ida e volta. As quatro primeiras colocadas se classificam automaticamente, enquanto a quinta colocada disputa uma repescagem intercontinental.

Europa

Conforme a programação, às 16h15 (horário de Brasília) teremos o principal destaque do Sorteio Preliminar, quando Ronaldo e Paulo Henrique Ganso sobem ao palco para sortearem a zona europeia. A distribuição dos potes já foi anunciada na quarta-feira e resta apenas que as 53 seleções sejam distribuídas em um dois oito grupos de seis equipes e um de sete. Levando em consideração a delicada relação política entre Rússia e Geórgia, a UEFA solicitou à FIFA que mantivesse a diretriz de não colocar essas duas nações no mesmo grupo em eliminatórias. As informações são do “Fifa.com”.