Jogo emocionante entre Brasil e Espanha termina com a vitória dos canarinhos nos pênaltis

Lição – Os jogos de domingo, 14 de agosto, serão lembrados pela participação fundamental dos suplentes na Colômbia 2011. Após começarem no banco, Alexandre Lacazette e Dudu balançaram as redes e ajudaram a classificar França e Brasil. Na mesma situação, o nigeriano Maduabuchi Ejike e o espanhol Álvaro Vázquez também deixaram os seus, mas estão fora das semifinais. No dia 17 de agosto, pelas semifinais da Copa do Mundo Sub-20 da FIFA, França e Portugal se enfrentam em Medellín, enquanto México e Brasil medem forças na cidade de Pereira.

A seleção francesa chega à sua primeira semifinal na história da Copa do Mundo Sub-20 da FIFA. A vaga veio à custa da Nigéria, em jogo decidido com três gols só na prorrogação. E em uma partida marcada pela intensidade, foram jogadores saídos do banco que roubaram a cena, anotando quatro dos cinco tentos registrados e fazendo três passes decisivos. Confrontos definidos após o tempo regulamentar vêm se tornando um pesadelo para os nigerianos, que em 2007 sofreram quatro gols do Chile dessa maneira e foram eliminados também nas quartas de final.

No primeiro jogo do domingo, o francês Lacazette havia assumido a artilharia temporariamente com quatro gols, mas foi ultrapassado por outro suplente, o espanhol Álvaro Vázquez, que chegou aos cinco. Foi ele quem igualou o placar contra o Brasil, levando a decisão para as penalidades. Em uma partida de altíssimo nível na cidade de Pereira, onde foram registrados nada menos que 43 chutes a gol — o segundo melhor índice do torneio até aqui —, os brasileiros converteram quatro cobranças contra duas dos espanhóis, dando o troco na Espanha, que em 2007 fora responsável pela pior campanha brasileira no Mundial da categoria ao vencer o duelo nas oitavas de final.

Vale destacar que três confrontos das quartas de final da Copa do Mundo Sub-20 da FIFA Colômbia 2011 foram decididos na prorrogação, algo que já está virando tradição, já que o feito vem se repetindo sistematicamente desde 2005.

Resultados – Quartas de final

França 3 X 2 Nigéria (após prorrogação)
Brasil 2 X 2 Espanha (após a prorrogação, 4 a 2 para o Brasil nos pênaltis)