Em seminário realizado pelo TCU, presidente do COI cobra criação de agência de dopagem

(Foto: Veja - Ed. Abril)
Rapidez – O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, Carlos Arthur Nuzman, cobrou que o governo federal trabalhe com agilidade na criação da Agência Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). Nuzman manifestou-se durante o Seminário Infraestrutura Turística, Megaeventos Esportivos e Promoção da Imagem do Brasil no Exterior, no Rio de Janeiro.

“Um dos pontos que merece atenção urgente é a criação da Agência Brasileira de Controle de Dopagem. A Agência Mundial Antidoping (Wada) e o Comitê Olímpico Internacional estabeleceram em novembro deste ano o prazo final para o Governo Federal criar a ABCD, sob pena de o Brasil ficar em desacordo com o Código Mundial Antidoping”, revelou em uma publicação do Tribunal de Contas da União (TCU).

O presidente do Comitê também alertou sobre o risco de que caso o Ladetec (Laboratório de Controle Antidopagem e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ), não tenha o credenciamento internacional necessário, a campanha antidoping nacional será bastante afetada