Brasil vence o México e decide com Portugal a Copa do Mundo Sub-20 no sábado à noite

(Foto: Carlos Durán - Efe)
Bronze – Brasil e Portugal estão na final da Copa do Mundo Sub-20 da FIFA Colômbia 2011. Após deixarem para trás França e México, as duas seleções se enfrentarão na decisão no próximo sábado (20) no Estádio El Campín, em Bogotá. Há 20 anos, brasileiros e portugueses se enfrentaram na final do Mundial Sub-20 de 1991.

No dia 30 de junho daquele ano, Portugal ficou com o título depois de vencer nos pênaltis por 4 a 2. A final entre Portugal e Brasil acontecerá às 20h (horário local) de sábado no Estádio El Campín, em Bogotá. Às 17h (horário local), será realizada a disputa do bronze entre França eMéxico.

As duas partidas pelas semifinais realizadas nesta quarta-feira terminaram em 2 a 0 após muita emoção. No Estádio Atanásio Girardot, em Medellín, ficou claro um dos mais famosos bordões do futebol: quem não faz, leva. Os franceses tiveram boas oportunidades, mas não conseguiram passar pelo goleiro português Mika, em dia inspirado. Portugal, por sua vez, jogou com muita coragem e, mesmo criando poucas chances, conseguiu marcar dois gols, o suficiente para garantir uma vaga na final.

Para Portugal, a vitória por 2 a 0 pode ser considerada quase uma chuva de gols. Afinal, desde que o Mundial Sub-20 passou a contar com 24 equipes, em 1997, nenhuma seleção chegou à final balançando as redes com tão pouca frequência — os portugueses marcaram apenas cinco gols até o momento.

Os mesmos cinco gols já marcou até agora o brasileiro Henrique. Na vitória por 2 a 0 contra oMéxico, o atacante anotou dois tentos e assumiu a artilharia do torneio. Na época da final de 1991, o goleador tinha apenas um mês de idade. Passados 20 anos, o jovem craque está jogando muito com a camisa da Seleção Brasileira. Com a vitória, o Brasil chegou a 13 jogos sem perder em Mundiais Sub-20 e alcançou a final do torneio pela oitava vez na história.

Resultados – Semifinais

França 0 x 2 Portugal
Brasil 2 x 0 México