Virada diante do Atlético Mineiro deixa o Corinthians na liderança do Campeonato Brasileiro

Santos FC perde – Após dois empates que ajudaram os rivais a ameaçarem sua liderança, o Corinthians voltou a vencer no Campeonato Brasileiro com uma virada diante do Atlético Mineiro, no Ipatingão, na noite de quarta-feira (17). O triunfo por 3 a 2 deixou o Timão isolado na primeira colocação do certame por pelo menos uma noite, mas a equipe do técnico Tite viu mais um rival se aproximar: o Vasco da Gama entrou no G-4 com a vitória sobre o Avaí, em Florianópolis, e garantiu lugar no grupo dos candidatos ao topo da tabela.

No Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, o Santos Futebol Clube perdeu, também de virada, para o Coritiba por 3 a 2 e adiou por mais uma rodada a sonhada arrancada no Brasileirão 2011. O Atlético Mineiro fez um primeiro tempo impecável no Ipatingão e se impôs diante do Corinthians, dando a impressão de que deixaria a má fase para trás. O esforço do time de Cuca até foi premiado aos 13 minutos, quando o volante Dudu Cearense cabeceu para o fundo da rede de Júlio César, e aos 26, em cobrança de pênalti de Guilherme, mas abrir tamanha frente não seria suficiente.

A desvantagem empurrou o Timão para o ataque e logo aos quatro minutos Emerson, que acabara de entrar, aproveitou cobrança de escanteio para diminuir a diferença. Aos sete, o mesmo Emerson sofreu pênalti, que Alex cobrou bem, empatando a partida. A pressão corintiana ganhou força e aos 29 coube a Liedson, de volta ao time após um período afastado em função de uma lesão, fazer o gol da virada.

O Corinthians ainda perdeu um pênalti com Alex, aos 44 minutos, mas a importante vitória estava garantida. Com o resultado, o Timão se manteve na liderança da competição, com 37 pontos, e afundou o time mineiro na zona de rebaixamento.