Fernando Haddad pedala em Brasília para deflagrar candidatura à prefeitura de São Paulo

Em campanha – Pré-candidato à prefeitura de São Paulo, o ministro da Educação, Fernando Haddad (PT), pedalou literalmente para impulsionar sua campanha rumo ao trono da maior cidade brasileira. Foram 300 metros de pedaladas pela avenida central da cidade satélite do Recanto das Emas, a 30 quilômetros do Plano Piloto, durante o lançamento, nesta sexta-feira (26), do programa Caminho da Escola. Haddad tem a preferência de Luiz Inácio da Silva e da presidente Dilma Rousseff, atualmente os maiores cabos eleitorais do país. Estreante nas urnas, o ministro sabe, porém, que o caminho é difícil e repleto de armadilhas. Fernando Haddad terá de vencer primeiro a disputa interna com a senadora Marta Suplicy, considerada pelos companheiros de legenda como “osso duro”, e depois convencer o forte candidato peemedebista, Gabriel Chalita, a retirar seu nome do páreo.

Quando indagado se considerava superada ao menos a primeira etapa, dentro do PT, Haddad negou com convicção: “Longe disso, estamos dialogando”, disse. Diante da insistência dos repórteres, ele mudou de assunto, alegando que sua prioridade é tocar as ações do Ministério. “Esse é um assunto (a candidatura) que eu trato só no final de semana e em São Paulo”, desconversou. Criado pelo MEC para facilitar o deslocamento dos estudantes no meio rural e nas pequenas cidades de até 20 mil habitantes, o Caminho da Escola começa por Brasília porque a cidade, segundo ele, tem uma cultura de trânsito, reconhecida no País, de respeito a pedestres e a ciclistas. Até 2012 serão distribuídas 1 milhão de unidades, as primeiras 100 mil este ano.

Os alunos, que devem estar matriculados no ensino médio, ainda precisam fazer um treinamento e obter licença do Detran para ganhar a bicicleta escolar. O objetivo, segundo o ministro, é desenvolver o programa de forma paulatina e cautelosa. “Não podemos pôr em risco a segurança das pessoas, agindo de maneira atabalhoada”, enfatizou.

Haddad fez o percurso acompanhado do governador Agnelo Queiroz (PC do B), autoridades e estudantes beneficiados pelo programa. Cuidadoso com a aparência, o ministro colocou o capacete com jeito para não desfazer o penteado. Sob o sol forte do meio dia, ele só cedeu com resistência a retirar o paletó antes de subir na sua bicicleta. Com informações do Estadão online.