Treinamento com ciclistas conta até com fotosensores para avaliar precisão do atleta

Velódromo de Maringá – Os atletas da seleção brasileira de ciclismo de pista terminam domingo (28), em Maringá (PR), treinamento que coloca em prática os conhecimentos assimilados nas baterias de testes realizadas no mês de julho, na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Os treinamentos no velódromo que começaram no último dia 18 são importantes porque possibilitam ajustar pequenos detalhes técnicos, preparando a seleção brasileira para disputar as grandes competições internacionais, como os Jogos Pan-Americanos e as Olimpíadas. Em Maringá, os 15 atletas estão trabalhando com uma ferramenta de fotosensores, que avalia o atleta com total precisão. O equipamento faz o monitoramento cardíaco na arrancada e na recuperação, além das análises multimídia para correções técnicas.

Os ciclistas também são submetidos à avaliação de velocidade máxima, aceleração e resistência, em diferentes momentos do treinamento. Assim, os técnicos têm condição de organizar a rotina de preparação de cada atleta. Os resultados serão somados às conclusões obtidas na primeira etapa, quando foram realizados testes de potência e condicionamento no laboratório da Rede Cenesp, do Ministério do Esporte, na UEL.

Após essa etapa, os ciclistas retornarão no próximo mês de setembro à Maringá, para mais 21 dias de treinamento na terceira fase. A proposta do projeto, iniciativa inédita no ciclismo brasileiro, é promover uma evolução do rendimento dos atletas e, por consequência, melhorar os resultados nas pistas. A iniciativa também será implantada nas categorias mountain bike, bicicross e estrada.