Manifestantes aguardam a presidente Dilma Rousseff na visita à 15ª Bienal do Livro, no Rio de Janeiro

Greve – Entoando palavras de ordem contra a política educacional do governo, um grupo de servidores federais da área de educação, que estão em greve, e estudantes secundaristas aguardam a chegada da presidente Dilma Rousseff ao Riocentro, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. Dilma abrirá na tarde desta quinta-feira (1) a 15ª Bienal do Livro.

O coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal Fluminense (Sintuff), Pedro Rosa, disse que o protesto não é apenas por melhores salários, mas, também, pela contratação, via concurso público, de mais servidores para a área da educação, informa a “Agência Brasil”.

Na Imprensa Oficial, setor responsável pela impressão do Diário Oficial da União, o clima também não é dos melhores. Todos os dias há uma operação tartaruga. Ontem, por exemplo, foi divulgada a versão impressa somente no início da noite, e apenas em versão eletrônica, na internet.

O DOU é tradicionalmente publicado na internet no início da manhã, ao mesmo tempo em que as versões impressas são expedidas para todo o Brasil. Nos últimos dias, no entanto, atrasos na divulgação do Diário Oficial têm sido frequentes, sendo hoje verificada a situação mais crítica.

A presidente da Associação dos Servidores da Imprensa Nacional (Asdin), Denise Guerra, informou que os atrasos na publicação do DOU – inclusive o atraso de hoje – ocorrem devido a uma “operação tartaruga” dos servidores do órgão, em movimento cujo principal pleito é a criação de uma carreira específica para a Imprensa Nacional, segundo publicou a “AE”.