Brasileiros batem recordes na classificatória dos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara

Os medalhistas – Última competição classificatória para os Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara, a segunda etapa do Circuito Nacional Loterias Caixa de atletismo, natação e halterofilismo foi marcada pela quebra de recordes nacionais. Os brasileiros repetiram o desempenho da etapa anterior e estabeleceram mais de 50 novas marcas. Somente no atletismo, 29 recordes foram quebrados. A competição reuniu, no final de semana (3 e 4 de setembro), mais de 500 brasileiros e também contou com a participação de atletas de Argentina, Colômbia, México, Venezuela e Canadá.

René Belcassia, uma das halterofilistas beneficiadas pelo programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte, abriu o primeiro dia de competições estabelecendo um novo recorde brasileiro. Após duas tentativas, a atleta levantou 61kg, nova marca parapan-americana para a categoria até 48kg. A bolsista Josilene Ferreira, também do halterofilismo, além de quebrar o recorde brasileiro na categoria acima de 75kg, também garantiu vaga para integrar a seleção que disputará o Parapan de Guadalajara (México), em novembro. Josilene levantou 115kg. Houve mais dois recordes nacionais: Edilândia Araújo (+82,5kg), que levantou 104kg, e Cleide Campos (até 40kg), com 56kg.

No atletismo e na natação, destaques para Odair dos Santos e para a bolsista Edênia Garcia. A nadadora conquistou a primeira colocação na prova dos 50m costas. Novo detentor dos recordes mundiais dos 800m e 1.500m rasos, Odair venceu a prova da classe T11 (perda de visão) contra o canadense Jason Dunkerley, terceiro colocado no ranking mundial.

Além de terem alcançado índice qualificatório, os atletas selecionados para participar da competição no México serão avaliados de acordo com a classificação no ranking das Américas. A lista com os nomes dos 225 atletas convocados para os Jogos Parapan-Americanos será divulgada em 15 de setembro.