Secretaria recomenda suspensão de atividades por conta da baixa umidade do ar em Brasília

(Foto: Agência Brasil)
Estado de alerta – O Distrito Federal está em estado de alerta mais uma vez. Além disso, a Secretaria de Defesa Civil do DF entregou ao governador do DF, Agnelo Queiroz (PT), uma recomendação para a suspensão de algumas atividades em razão da baixa umidade relativa do ar, registrada nos últimos dias.

Há 91 dias sem chuva, Brasília tem sofrido com a seca e, paralelamente, com os incêndios. Somente na quinta-feira (8), 42 focos foram registrados, com três pontos de grande proporção. De acordo com levantamento do Corpo de Bombeiros do DF, o número de incêndios, até agosto deste ano, já supera os registros de 2010. Até agora, mais de dez mil hectares já foram queimados em toda a unidade da federação.

Esta é a segunda vez que a Defesa Civil decreta estado de alerta em 2011. Ontem, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima chegou a 31,5°C, às 15h, e a umidade relativa do ar registrada, às 16h, foi de 13%. Segundo o secretário-adjunto da Secretaria de Defesa Civil, Luiz Carlos Ribeiro, o decreto indica a existência de uma situação atípica, suficiente para determinação de alerta. A recomendação entregue ao governador é válida para o todo o DF e suspenderia qualquer atividade física ao ar livre, entre 13h e 17h, como aulas de educação física, coleta de lixo e o trabalho de carteiros.