Livro preparado por 24 pesquisadores analisa a cobertura da imprensa na Copa da África do Sul

Quatro mídias – A cobertura realizada pela mídia sobre a Copa do Mundo FIFA África do Sul 2010 foi observada por um grupo de 24 pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O livro “O Brasil na Copa, a Copa no Brasil” traz resultados de uma pesquisa coletiva coordenada pelo Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva (LaboMídia-UFSC), com estudos descritivos sobre o trabalho dos meios de comunicação.

O pré-lançamento da obra publicada pela Editora Tribo da Ilha acontece nesta sexta-feira (9), no auditório do Centro de Desportos (CDS) da UFSC. O lançamento oficial será na próxima semana, dia 12, durante o XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, em Porto Alegre. Depois do dia 16 de setembro, o livro poderá ser obtido no LaboMídia (Bloco 5, no CDS). Todos os livros e as demais publicações do grupo estão disponíveis em www.labomidia.ufsc.br.

Durante o levantamento de dados, que aconteceu de março a julho de 2010, foram analisadas quatro mídias: urbanas, televisiva, impressa e digital. A sistematização das informações resultou em um relatório concluído em março deste ano e na nova obra do Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva.

O livro traz análises e interpretações sobre os contextos sociais, econômicos e políticos que envolvem os temas mais divulgados pela mídia em relação à Copa do Mundo. “Por exemplo, na questão da rejeição ao estádio do São Paulo Futebol Clube, o Morumbi, para a abertura da Copa 2014, é possível relacionar a decisão da CBF à sua briga com o Clube dos 13, contra a reeleição do presidente Fabio Koff. O presidente do São Paulo, candidato a vice de Fábio Koff, era um dos principais adversários da Rede Globo na questão da compra dos direitos televisivos do Campeonato Brasileiro de 2012 a 2015”, exemplifica o professor Giovani.