Cidades-sede começam a contagem regressiva dos mil dias para a Copa do Mundo de 2014

(Foto: Getty Images)
Prós e contras – A partir desta sexta-feira (16), o Brasil, acostumado a pulsar e vibrar pelo futebol, começa a fazer a contagem regressiva de mil dias para 12 de junho de 2014. A data de abertura da vigésima edição da Copa do Mundo da FIFA, celebrada pelo mundo inteiro, é especialmente aguardada por quase 200 milhões de brasileiros.

São mais de dois anos e nove meses à frente, mas a expectativa é grande e mobiliza um país continental, especialmente nas 12 sedes, que receberão as partidas.

O milésimo dia da contagem regressiva para a Copa do Mundo da FIFA será marcado por festividades de Norte a Sul do país, engajamento da população, promoção das sedes e ações de prestação de contas à sociedade.

Na capital paulista, o Comitê Municipal para a Copa do Mundo da FIFA 2014 será oficialmente empossado. O Comitê irá coordenar as ações dos diferentes órgãos envolvidos na preparação da cidade-sede.

Já em Natal, a Sala da Transparência foi inaugurada esta semana na sede da Secretaria Extraordinária para Assuntos Relativos à Copa do Mundo de 2014 (Secopa). O espaço será aberto ao público para prestar contas sobre os projetos relacionados ao evento. Será instalado um cronômetro dos mil dias.

Fortaleza iniciará suas comemorações com um ato ecumênico no Castelão, onde será apresentado o estágio das obras. Crianças e jovens de projetos socioesportivos de Fortaleza serão reunidos em uma atividade amistosa de futebol na Praia de Iracema, o “Torneio 1000 dias”.

Na capital paranaense, os oito campeões da Copa do Mundo da FIFA serão homenageados. O Jardim Botânico de Curitiba será iluminado na sexta-feira pelo verde e amarelo da bandeira brasileira. A cada dia seguinte, as cores serão alusivas aos outros sete países: Alemanha, Argentina, Espanha, França, Inglaterra, Itália e Uruguai.

Dois pontos turísticos entram na festa em Salvador. O relógio para contagem regressiva será acionado no Dique do Tororó, que terá atividades culturais a partir de 7h. Seguindo a programação, apresentações musicais e esportivas tomarão conta do Pelourinho até as 11h.
Recife terá um contador instalado em uma das principais avenidas da cidade, depois de apresentar prestação de contas à imprensa. Às 21h, a Praça do Arsenal, no Recife antigo, será embalada pelo ritmo tradicional do frevo.

Porto Alegre marcará suas tradições culturais. Os mil dias coincidem com a Semana da Farroupilha, que todo ano rememora a Revolução Farroupilha de 1835. São cerca de um milhão de participantes durante a semana. Na sexta-feira, haverá uma cavalgada simbólica do Beira-Rio até o Parque Harmonia. Shows musicais agitarão a cidade.

Em Brasília, o estacionamento do Estádio Nacional será tomado por show das cantoras Claudia Leitte, Daniela Mercury e o grupo Restart a partir das 18h. Cerca de cem grafiteiros farão intervenções artísticas ao redor do estádio com alusões à Copa do Mundo da FIFA.

Em Belo Horizonte, a Praça da Liberdade, no centro da cidade, entrará na contagem regressiva com a instalação de um cronômetro, apresentação musical e queima de fogos.

Um lançamento cultural marcará os mil dias na capital de Mato Grosso. No coração do Pantanal, a sede de Cuiabá é tema de um documentário de um canal de TV internacional renomado por suas produções científicas. A “Trilogia do Pantanal – Ar, Terra e Água” será lançada na sexta-feira.

O Brasil inteiro reunido, celebrando a união característica de um povo que, a cada Copa do Mundo da FIFA, comprova sua paixão pelo futebol. Em 2014, em casa, serão 31 dias de espetáculo. E uma geração de transformações. O coração do brasileiro começa a bater mais forte. O texto é do “Fifa.com”.