Brasil tem chance de levar um Oscar com “Tropa de Elite 2” na categoria de filme estrangeiro

Indicado – “Tropa de Elite 2” será o representante do Brasil para concorrer a uma das cinco vagas de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2012. A escolha foi anunciada no fim da manhã desta terça-feira (20), em cerimônia realizada no Palácio Gustavo Capanema, no Centro do Rio.

O filme, estrelado por Wagner Moura e dirigido por José Padilha, foi escolhido por unanimidade entre os longas, que incluíam “Bruna Surfistinha”, “Assalto ao Banco Central”, “Vips” (também estrelado por Wagner Moura), “As Mães de Chico Xavier”, entre outros, segundo informou a “Agência Globo”.

Marcos Prado, produtor do “Tropa” 1 e 2, e sócio de José Padilha, comemorou a indicação mas disse que o momento é de calma e humildade: “É claro que ser indicado é muito bom, mas subimos apenas um degrau. Agora o foco é fazermos uma boa divulgação nos EUA, na casa da Academia do Oscar. Dia 11 de novembro o filme estreia em Nova York e mais 15 cidades. Fazendo um bom trabalho lá, podemos então pensar em subir outros degraus”, disse.

Segundo ele, Padilha também está feliz com a indicação. Os dois almoçaram juntos, rapidamente, e o diretor já teve que se retirar para um outro compromisso: “O Padilha está trancafiado com o roteirista de ‘Robocop’, Joshua Zetuner, que está no Brasil há uma semana e vai embora já na quinta-feira. Por isso, eles têm que acelerar os trabalhos”, explicou Marcos.

Só em janeiro é que serão conhecidos os filmes que concorrerão ao Oscar 2012, que acontecerá dia 26 de fevereiro. O Brasil já concorreu outras vezes ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro, mas nunca levou a estatueta.