Espanha volta a liderar o ranking das seleções; Holanda e Brasil caem na avaliação da FIFA

Papua – Apenas um mês depois de perder o primeiro lugar do Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola, a Espanha reassumiu a ponta na edição de setembro da lista e mandou a Holanda de volta à segunda colocação. A próxima edição do Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola será divulgada no dia 19 de outubro de 2011.

Com o tombo da Inglaterra (oitava, quatro lugares a menos), a Alemanha (terceira, sem mudanças) aparece imediatamente à frente do Uruguai (quarto, uma colocação a mais), que alcançou a sua melhor classificação na história da listagem. Portugal (quinto, subida de três posições), Itália (sexta, um lugar a mais) e Brasil (sétimo, queda de uma colocação) vêm logo a seguir.

Também houve mudanças importantes entre os 50 melhores. A Suíça (18ª, ascensão de 12 lugares), a Bósnia e Herzegovina (22ª, 17 posições a mais), a Hungria (27ª, ganho de 18 colocações) e a Armênia (44ª, subida de 27 postos) fizeram grandes progressos na lista.

Fora dos 50 primeiros, nada menos do que seis seleções deram um salto de mais de 20 colocações. Foram elas: Estônia (58ª, +28), Serra Leoa (68ª, +24), País de Gales (90º, +27), Togo (95º, +26), Namíbia (119ª, +24) e Nicarágua (155ª, +24). Além disso, a Papua Nova Guiné voltou a figurar no ranking, assumindo diretamente a 187ª posição.

De um modo geral, os países que mais evoluíram neste mês ganharam um ou mais jogos das eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA ou para os torneios continentais das confederações das quais são membros. Como consequência dessa significativa reorganização da listagem, várias seleções ocupam agora as suas melhores classificações desde que o Ranking Mundial foi criado. São elas: Uruguai, Bósnia e Herzegovina, Hungria, Armênia, Estônia e Belize (133º, +15).

A grande movimentação no ranking é fruto dos resultados das 170 partidas entre seleções principais consideradas para a edição de setembro. Delas, 109 foram válidas pelas eliminatórias para o Brasil 2014 ou para os torneios continentais e 61 foram amistosos.