João Alberto pede licença para ajudar filha de Sarney no governo do Maranhão e levar aliado ao Senado

Jogo político – O senador João Alberto (PMDB-MA) confirmou há pouco que vai se licenciar por tempo indeterminado do Senado Federal a partir de quinta ou sexta-feira próxima. Em seu lugar entra o primeiro suplente de senador Clóvis Fecury (Democratas), empresário do ramo da educação superior privada no Maranhão e em Brasília.

Conforme a reportagem do ucho.info tinha antecipado no último dia de agosto, João Alberto assumirá a Secretaria de Projetos Especiais do governo de Roseana Sarney. O senador chega à administração da filha do cacique político José Sarney (PMDB-AP) com poderes para influir na condução das estratégias de governo. E provavelmente preparar sua própria candidatura à prefeitura de Bacabal, município do interior do estado. A posse de João Alberto está prevista para a próxima segunda-feira (3).

Além de privilegiar o empresário Clóvis Fecury, um dos principais aliados e financiadores das campanhas eleitorais do grupo Sarney, a transferência de João Alberto promoverá um acerto político regional. O Democratas continuará dessa forma na base aliada. A licença também favorece uma pequena reforma administrativa.

O seu afilhado político, o ex-deputado estadual e ex-vice-governador Jura Filho, sai da Secretaria Extraordinária para comandar a Secretaria de Turismo, que até há pouco tempo estava sendo ocupada pelo ex-prefeito de São Luís, Tadeu Palácio.

Segundo a imprensa local, para a minirreforma ficar completa só falta a nomeação do ex-deputado Alberto Franco na Secretaria de Assuntos Estratégicos. Ele, no entanto, de acordo com o jornalista Décio Sá, almeja assumir a vaga do deputado Hemetério Weba (PV), caso a Assembleia Legislativa maranhense cumpra decisão judicial que cassou seus direitos políticos por três anos.