USP está no topo do ranking das 65 melhores universidades brasileiras na América Latina

Unicamp em terceiro – A Universidade de São Paulo (USP) está no topo do primeiro ranking QS de Universidades latino-americanas, publicado nesta terça-feira (4) no site TopUniversities.com, o que coloca o Brasil na liderança, com folga, à frente de México, Argentina e Chile. Outra paulista, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ocupa a terceira posição no levantamento, atrás apenas da Universidade Católica do Chile, informou há pouco a assessoria da Secretaria da Ciência e Tecnologia do governo de São Paulo.

Impulsionado pelo aumento do investimento público em educação, o Brasil emplacou 65 universidades entre as 200 primeiras da lista, quase o dobro do México (35) e muito mais do que Argentina e Chile (25 cada).

Pelo estudo, as universidades brasileiras adquiriram oito dos dez primeiros lugares em produtividade de pesquisa e tiveram a maior proporção de acadêmicos com doutorado. O número de matrículas universitárias também triplicou nos últimos 10 anos no Brasil.

Com relação a outros países, a primeira instituição de ensino mexicana, a Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), apareceu em quinto lugar; em sexto está a primeira de 21 instituições colombianas, a Universidade dos Andes; e a primeira da Argentina, a Universidade de Buenos Aires, em oitavo.

Nesta primeira edição do ranking regional, o QS se baseou em critérios específicos da América Latina, como a proporção de professores com doutorado, a produtividade de pesquisas per capita e a presença na internet, assim como pesquisas existentes. Os pesquisadores, no entanto, se questionam se o Brasil poderá chegar a ser a próxima superpotência universitária.

No mais recente ranking QS das melhores universidades do mundo 2011, liderado pela primeira vez pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, a USP alcançou o 169º lugar, sendo a única instituição de ensino latino-americana entre as 200 melhores do mundo.