Ministério da Educação adverte que horário de verão poderá confundir estudantes na prova do Enem

Olho no relógio – Comumente, nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundos antes de fechar os portões dos locais das provas, candidatos e candidatas esbaforidos conseguem cruzar o disco final e entrar nas escolas. Contudo, muitos estudantes deixam de fazer o Enem porque chegam atrasados aos locais de prova. Com o horário de verão em vigência é necessário cuidado redobrado.

Os portões serão fechados às 13h (horário de Brasília) e não haverá tolerância. Por isso, o Ministério da Educação (MEC) recomenda que o estudante chegue ao local de prova com uma hora de antecedência, quando os portões são abertos. O mesmo ocorrerá em Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Fernando de Noronha.

Já nos estados do Nordeste e no Amapá, Pará, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul os portões serão fechados às 12h (horário local). No Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, estados cujo horário oficial está duas horas atrasado em relação ao de Brasília, os portões fecham às 11h (horário local). Confira os horários no mapa disponibilizado pelo Ministério da Educação na internet.

As provas do Enem serão aplicadas neste fim de semana a 5,3 milhões de inscritos em 14 mil locais espalhados pelo País. No sábado (22), os candidatos responderão questões de ciências humanas e da natureza. No domingo (23), as provas serão de linguagem e matemática, além de redação. Com informações da Agência Brasil.