Mostra Internacional de Cinema de São Paulo começa hoje com cerca de 250 títulos em 22 salas

(*) Carlo Iberê, do CineLux

De 21 de outubro a 3 de novembro, acontece em São Paulo a tradicional Mostra Internacional de Cinema. Durante duas semanas, a 35ª Mostra Internacional de Cinema propicia que cinéfilos acompanhem cerca de 250 títulos dos mais variados países e cinematografias, que serão exibidos em 22 salas, entre cinemas, museus e centros culturais espalhados pela capital paulista. A Mostra começa para o público, uma semana após a morte de seu criador e diretor, Leon Cakoff, vítima de câncer, aos 63 anos.

A seleção é um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial está produzindo e quais as tendências, temáticas, narrativas e estéticas estão predominando ao redor do mundo. Mesmo em um ano conturbado, devido à doença e morte de Leon Cakoff, criador da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Renata de Almeida e sua equipe conseguiram trazer para o evento alguns dos filmes mais badalados e premiados dos grandes festivais internacionais deste ano.

De Cannes vêm os dois ganhadores do Grande Prêmio do Júri: “O Garoto da Bicicleta”, dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne, e “Era uma Vez na Anatólia”, de Nuri Bilge Ceylan, além de “Habemus Papam”, de Nanni Moretti, e “Pater”, de Alain Cavalier, entre outros. De Berlim, vêm filmes como “O Futuro”, de Miranda July (do cult “Eu, Você e Todos Nós”), e “Mundo Misterioso”, de Rodrigo Moreno (o mesmo diretor do elogiado “O Guardião”). E de Veneza, o ganhador do Leão de Ouro, “Fausto”, do russo Aleksander Sokurov, que deverá encerrar a Mostra, em 3 de novembro.