“Partido de passagem”, o PSD coopta Liliane Roriz e garante a segunda maior bancada na Câmara do DF

Atalho político – Grosso modo, o PSD se consubstanciou em uma espécie de “partido de passagem”. Políticos de todo o País migraram repentinamente para a legenda comandada pelo prefeito Gilberto Kassab, de São Paulo, mas ainda é impossível saber para onde irão depois. Há quem aposte que todos esses quadros do partido estão de passagem para, no momento certo, obterem nova transferência para outras legendas, mais expressivas historicamente e com poder de negociação maior. Assim, as mudanças de agora servirão para uma sobrevivência política posteriori. Podendo, inclusive, chegar próximo às eleições de 2014 galgando candidaturas. Ainda hoje, políticos estão na rota do partido da “passagem”.

Um exemplo é a deputada distrital Liliane Roriz, que divulgou nesta segunda-feira (24) sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD). Eleita pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Liliane é a quarta parlamentar a ingressar na legenda no Distrito Federal. Com isso, o PSD detém a segunda maior bancada da Câmara Legislativa do DF, atrás apenas do PT.

Segundo a assessoria da deputada, a mudança de partido se deu após convite do presidente regional do PSD, o ex-governador Rogério Rosso, que foi introduzido na política pelas mãos de Joaquim Roriz. “Recebi o convite do ex-governador Rogério Rosso de forma muito especial, já que somos amigos há muito tempo e decidimos ingressar juntos na política. A criação do PSD, que já vínhamos conversando há tanto tempo, passa a ser uma realidade e agora eu oficializo o meu ingresso no novo partido que vai contribuir muito para o desenvolvimento do Distrito Federal”, afirmou Liliane Roriz em nota.