Aldo Rebelo deve substituir Orlando Silva, mas presidente do PC do B diz que precisa conversar com Dilma

Suspense à comunista – O PC do B realizou uma reunião de avaliação para escolher o substituto do ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., na manhã desta quarta-feira, 26. À saída da reunião, o presidente do partido, Renato Rabelo, informou que teria um encontro com a presidente Dilma Rousseff no final da tarde. Somente depois anunciaria o nome que figurará como titular da pasta. “É uma questão de ética”, disse Rabelo.

“Primeiro nós vamos encontrar com a presidenta (sic) por volta das 17h30, 18h00. Segunda questão, eu não posso adiantar para vocês por uma questão de ética. Vocês vão ter que esperar algumas horas, depois exatamente nós procuramos vocês para dizer do acontecido da nossa posição a posição do partido a posição do ministro. Então eu pediria para vocês, por favor, um pouco de tranquilidade, que talvez daqui umas 3, 4 horas a gente falaria para vocês. Porque nós não encontramos ainda com a presidenta.”

Quando perguntado o porquê de não adiantar o nome esquivou-se, “eu não posso adiantar nada, é uma questão de ética do PC do B”.

Questionado se fora difícil chegar a um senso comum na reunião o presidente do PC do B se esquivou. “Eu acho que nós temos que avaliar a questão politicamente. O PC do B é um partido político por excelência. É um partido que tem suas convicções e nós vamos tratar politicamente. Ou seja, nós já enfrentamos desafios embates muito mais complexos do que esse. O PCdoB não é um partido conjuntural, é um partido que vai fazer 90 anos o ano que vem.”

A respeito de como a legenda está enfrentando a situação delicada repetiu que o clima é de tranqüilidade a exemplo do que tentou demonstrar o ministro do Esporte desde o início da crise. E saiu em defesa de Silva.

“Portanto essa não é a questão que o PC do B, diante dela, fica desarvorado. Pelo contrário, nós estamos tranquilos. O ministro tem mantido sua tranquilidade, porque exatamente é a tranquilidade do justo. O ministro foi atacado indevidamente. O ministro tem a razão dele e, veja bem, é um ministro jovem que conseguiu grande êxito no Ministério do Esporte e é um ministro que foi atacado de forma injusta, numa manobra política, numa tentativa de expor o ministro diante da opinião pública. É isso o que eu tinha a dizer a vocês”. A reportagem do ucho.info perguntou sobre o envolvimento de militantes do PC do B em vários escândalos no Programa Segundo Tempo, mas Rabelo não respondeu.

No contraponto, o ministro demissionário, Orlando Silva Jr., em entrevista à Folha online, informou nesta tarde que fará o que a presidente Dilma Rousseff determinar. De tal modo, uma carta de demissão aterrissará na escrivaninha presidencial dentro de algumas horas. Nos bastidores do poder, o nome do deputado federal Aldo Rebelo (PC do B-SP), relator do projeto do Código Florestal Brasileiro e que recentemente perdeu a eleição para o Tribunal de Contas da União, é o mais comentado para assumir o Ministério do Esporte.

Soldado gazeteou

O soldado da Polícia Militar do Distrito Federal, João Dias Ferreira, não compareceu ao depoimento agendado para a tarde desta quarta-feira na Câmara dos Deputados. O que se sabe é que os advogados teriam instruído o delator a se pronunciar apenas em juízo.