Sebastian Vettel abadona o GP de Abu Dhabi e permite que Hamilton faça as pazes com a vitória

Vitória única – Em corrida que começou com o sol do entardecer do deserto e terminou sob o mistério da noite das Arábias, o Grande Prêmio de Abu-Dhabi serviu para o inglês Lewis Hamilton, piloto da McLaren, fazer as pazes com a vitória. Depois de discutir com o pai a respeito do futuro de sua carreira, o ex-campeão mundial de Formula 1 conseguiu, pela primeira vez em 2011, subir no lugar mais alto do pódio. E isso aconteceu no milionário e deslumbrante circuito de Yas Marina.

Campeão por antecipação da atual temporada, o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull Racing, abandonou a corrida depois de ter um pneu traseiro direito furado e ter dado uma volta quase inteira nessas condições, o que pode ter comprometido a suspensão do bólido.

O problema de Vettel abriu o caminho para a vitória de Lewis Hamilton, que dedicou o triunfo à mãe Carmen Lockhart, que compareceu ao autódromo e comemorou seu aniversário no final de semana.

Brigando pelo vice-campeonato da temporada, Jenson Button chegou aos 255 pontos. Sua vantagem para o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, caiu 10 pontos, faltando apenas uma prova para o final da disputa. Quarto colocado, atrás de Alonso, o australiano Mark Webber alcançou 233 pontos, mas são remotas suas chances de terminar o campeonato em melhor situação. O australiano da RBR precisa vencer em Interlagos e torcer para que o piro aconteça para seus rivais. Hamilton, apesar do triunfo em Abu Dhabi, não tem mais chances matemáticas de alcançar a posição.

Felipe Massa, da Ferrari, terminou em quinto lugar; Rubens Barrichello, da Williams, em décimo segundo (a uma volta); e Bruno Senna, da Lotus-Renault, em décimo sexto, a uma volta do final.