Diabetes: como prevenir e controlar a doença que já atinge mais de 240 milhões em todo o mundo

Muita atenção – Em 14 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Diabetes, uma data que foi criada com o objetivo de conscientizar a população sobre esta doença que atinge, pelo menos, 245 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo dados do ministério da Saúde. De acordo com o órgão, estima-se que em 30 anos, este número chegue à marca de 380 milhões.

“Existem dois tipos de Diabetes, o tipo I, ou insulinodependente, e o tipo II, ou não insulinodependente. No primeiro caso, a doença ocorre por falência do pâncreas. Normalmente, restam apenas 20%, ou menos, de células pancreáticas que ainda funcionam, ou seja, produzem insulina. Neste caso, o tratamento precisa ser feito com insulina diariamente”, explica a Endocrinologista Maria Paula Pillar à reportagem do site “Sua Dieta”.

Ela destaca que a diabete tipo I ocorre com mais frequência em crianças ou jovens de 25 a 30 anos, podendo iniciar ainda bebê. “A causa pode ser um processo imunológico e não tem relação com o estilo de vida”, diz a médica.

Já a diabete tipo II é aquela que ocorre em uma fase mais tardia da vida, após os 40 anos, e está diretamente relacionada ao estilo de vida e a fatores hereditários. “Nesse caso, o pâncreas tem células produtoras de insulina, no entanto, essa insulina tem uma qualidade ruim e não funciona direito. Além disso, com o tempo, as células vão se cansando e deixando de produzir esta insulina. Por isso que o Diabetes é uma doença progressiva”, ressalta Dra. Maria Paula.

Os sintomas de ambos os tipos da doença são parecidos: cansaço, visão turva, sede, aumento das micções (principalmente durante o sono) e fome. No caso do tipo I, os sintomas são mais graves e também podem causar perda de peso e desidratação.

Para os portadores de diabete tipo II, o tratamento é feita à base de remédios, os chamados hipoglicemiantes, além das mudanças necessárias no estilo de vida, como uma nova dieta, a prática de exercícios físicos, o fim do vício do cigarro, entre outras.

Segundo a endocrinologista, “a dieta é apropriada é fundamental não só no controle da doença, mas, também, na sua prevenção, já que a obesidade é uma das grandes causas de Diabetes nos dias atuais. A atividade física também faz parte do tratamento e serve não só para o paciente perder peso, mas, também, para gastar energia (glicose). Não existe uma atividade melhor, apenas precisa ser feita com regularidade”.

A médica ainda explica que o açúcar está proibido por completo e deve ser substituído por um adoçante. Alimentos adoçados artificialmente podem ser consumidos com limite, sempre respeitando os rótulos: Diet é um produto sem açúcar e Light, um produto com menos calorias/gorduras.

“As refeições precisam ser balanceadas: 50% carboidratos (Integrais, de preferência), 30% gorduras e 20% proteínas. O mais importante é comer com moderação! Existem diversas formas de tratamento, mas devem ser escolhidas de forma individual. Cada caso tem a sua indicação, tanto para as insulinas como para os remédios orais”, conclui a endocrinologista.

(Material publicado originalmente no site “Sua Dieta”)