Presidente da Assembleia de Rondônia é preso em operação da PF contra fraude na Saúde

Sol quadrado – Como já destacou o ucho.info, a corrupção é algo tão enraizado na vida política nacional, que extirpá-la seria decretar a morte imediata do Estado, como um todo, pois a sobrevivência dos Poderes é dependente da concussão. Mesmo assim, não há sordidez maior do que permitir e participar de casos de corrupção na área da saúde pública, enquanto dezenas de contribuintes morrem nas filas dos hospitais da rede oficial por falta de atendimento.

Nesta sexta-feira (18), a Polícia Federal e o Ministério Público deflagraram, em Rondônia, a Operação Termópilas, cujo objetivo é prender uma quadrilha envolvida no desvio de verbas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS). A operação conta com apoio da Controladoria Geral da União (CGU) e participação de integrantes da Força Aérea Brasileira e do Exército.

Segundo informações divulgadas pela Polícia Federal, foram presos nas primeiras horas desta sexta-feira o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Valter Araújo (PTB), e o secretário-adjunto da Saúde, José Batista da Silva.

A Operação Termópilas foi reforçada com a participação do Tribunal de Justiça de Rondônia, que expediu 57 mandados de busca e apreensão, dez de prisão preventiva e outros quatro de prisão temporária. Os policiais e agentes da lei estão de posse de ordens de sequestros de bens e valores, suspensão do exercício da função pública e proibição de acessos aos documentos apreendidos. Os mandados judiciais estão sendo cumpridos na capital Porto Velho e nos municípios de Itapoã do Oeste, Ji-Paraná, Ariquemes, Nova Mamoré e Rolim de Moura.

De acordo com a PF, o esquema criminoso, comandado pelo presidente da Assembleia Legislativa rondoniense, patrocinava crimes em várias secretarias estaduais, em especial nas da Saúde e de Justiça, como também no Detran, sempre com o objetivo de beneficiar empresas prestadoras de serviço e de alimentação, em Porto Velho.